Festival Nacional Science on Stage 2025 celebrou a inovação no ensino das ciências em Oeiras

Sete projetos foram selecionados para representar Portugal no festival europeu Science on Stage Europe 2026, que terá lugar na Lituânia.

11 nov 2025
  • Oeiras
  • município
  • viver
  • ciência e inovação

Oeiras recebeu, nos dias 25 e 26 de outubro, o Festival Nacional Science on Stage 2025, que reuniu cerca de uma centena de professores de todo o país no Campus de Oeiras do Instituto Superior Técnico. O evento destacou-se como um espaço dinâmico de partilha de boas práticas e de inovação pedagógica nas áreas STEM — Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Foram apresentados 26 projetos educativos inovadores, abrangendo desde o pré-escolar até ao ensino secundário, incluindo docentes em formação inicial. Sete projetos foram selecionados para representar Portugal no festival europeu Science on Stage Europe 2026, que terá lugar na Lituânia.

Além da exposição de projetos, o programa integrou workshops dinamizados pelo NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, momentos de networking e um dia aberto que atraiu professores, estudantes e famílias. O ambiente refletiu entusiasmo, criatividade e o compromisso em transformar o ensino das ciências em Portugal.

O projeto Engenharia para Todos, parceiro do evento, marcou presença com um vídeo que destacou diversas atividades e iniciativas desenvolvidas em escolas e comunidades, demonstrando como a engenharia e a tecnologia podem ser acessíveis e inclusivas para todos.

Organizado pelo NUCLIO e pela Science on Stage Portugal, com o apoio do Técnico, do INESC-ID e do projeto Engenharia para Todos, o festival foi amplamente elogiado pelos participantes. Muitos professores manifestaram vontade de continuar a colaborar, evidenciando o impacto positivo da iniciativa.

O Município de Oeiras reafirma, com este evento, a sua posição de destaque como território de conhecimento, inovação e futuro.