Fomentar o gosto pela leitura nas crianças

Fomentar o gosto pela leitura nas crianças

11 abr 2017
  • Cultura
  • Juventude

Alimentar o gosto por ouvir e contar histórias formando crianças leitoras são os principais objetivos do projeto Histórias de Ida e Volta que se desenvolve desde de 2004 na Biblioteca Municipal de Oeiras.

Promovido em parceria com as famílias e com as instituições educativas, o projeto pretende cimentar relações de colaboração entre a biblioteca, a escola e a comunidade através das sessões de contos, cantos de colo e serões de contos.

As atividades são planeadas fomentando a autonomia, coresponsabilização, cooperação, a imaginação e o sentido crítico, de modo a incentivar o gosto pela leitura, melhorar as competências de leitura e escrita, celebrar e desenvolver o prazer da comunicação oral e escrita.

Desta forma, o projeto faz uso do conto e do canto como linguagens universais, estabelecendo pontes e vínculos entre pessoas e culturas de uma forma transversal e proporcionando condições de acesso a livros de diversos géneros.

Fruto de uma parceria firmada entre a Biblioteca Municipal de Oeiras e o Agrupamento Aquilino Ribeiro, desde o ano letivo de 2014/15 já se realizaram mais de 300 sessões de Histórias de Ida e Volta nas bibliotecas escolares das EB1 de Porto Salvo, Pedro Álvares Cabral e Beça Múrias.

Neste período entraram em funcionamento 16 bibliotecas de turma que pretendem tornar mais acessíveis os livros e motivar as crianças, na família e na escola, a descobri-los e a gostar de os ler.

Para celebrar e desenvolver o prazer da comunicação, foram criados os passaportes e os diários de turmas para registar livremente as opiniões, comentários e críticas sobre as leituras. Estes circulam por todas as crianças e respetivas famílias, criando um instrumento de registo e partilha em torno da leitura e da escrita.

Realizaram-se mais de 50 visitas guiadas à biblioteca e em cada período foram criados espaços de encontro e partilha entre os profissionais das escolas e a biblioteca, famílias e alunos. No final de cada ano letivo decorre uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito deste projeto.