Registo de Cidadão da União Europeia - Certificado

Registo de Cidadão da União Europeia - Certificado

Os cidadãos da União Europeia, do Espaço Económico Europeu, do Principado de Andorra e da Suíça, bem como os seus familiares que pretendam permanecer em Portugal por um período superior a três meses, devem no prazo de 30 dias, solicitar o presente certificado que formaliza o direito de residência em Portugal.

Serviço realizado presencialmente no Balcão de Atendimento Municipal, sito nos Paços do Concelho, com entrega do certificado no momento.

Realize este serviço presencialmente

Balcão de Atendimento Municipal

Largo Marquês de Pombal, 2784-501 Oeiras

Documentos necessários:

Para a realização do serviço presencial pelo mediador, é necessário o próprio requerente fazer-se acompanhar pelos seguintes documentos:

  • Passaporte ou Bilhete de Identidade válidos;
  • Trabalhadores: declaração, sob compromisso de honra de que exerce uma atividade profissional subordinada ou independente em Portugal;
  • Desempregados, reformados ou outra situação sem contrato: declaração, sob compromisso de honra, de que dispõe de recursos suficientes para si próprio e para os seus familiares, bem como de um seguro de saúde, desde que tal seja exigido no Estado-Membro da sua nacionalidade aos cidadãos portugueses;
  • Estudantes: declaração, sob compromisso de honra, de que está inscrito num estabelecimento de ensino público ou privado, oficialmente reconhecido, desde que comprove, mediante declaração ou outro meio de prova à sua escolha, que dispõe de recursos financeiros suficientes para si próprio e para os seus familiares, bem como de um seguro de saúde, desde que tal seja exigido no Estado Membro da sua nacionalidade aos cidadãos portugueses.

As declarações são facultadas no Balcão de Atendimento Municipal.

Informação adicional:

  • A emissão do certificado de registo exige a presença física do requerente. Este requisito não é suprível através de mandato forense ou qualquer outra forma de representação;
  • As renovações por extravio devem ser acompanhadas do respetivo documento emitido pela PSP;
  • Para a emissão das restantes renovações (alteração de morada), o cidadão tem que entregar o original do certificado anterior;
  • O certificado de registo é válido, em regra, por 5 anos. Após este período, a renovação é efetuada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Quanto custa:

Serviço sujeito a pagamento - 15,00€ | 7,50€ - para menores de 6 anos

Informação aos titulares dos dados pessoais:

Saiba mais sobre Informação aos titulares dos dados pessoais.