Homenagem a Madre Maria Clara

Homenagem a Madre Maria Clara

Queijas

11/07/2018 a 11/07/2018

Rua João Anastácio Rosa

Livre

11 de Julho de 2018
photo

O Município de Oeiras vai assinalar o 175º aniversário do nascimento de Madre Maria Clara do Menino Jesus (1843 – 2018), através de uma homenagem, que consistirá no descerramento de uma placa comemorativa, marcado para o dia 11 de julho, às 16h30, junto do Monumento em sua honra, localizado na Freguesia de Queijas (Rua João Anastácio Rosa).

Madre Maria Clara, beatificada no dia 21 do mês de Maio de 2011, é conhecida como a “irmã dos pobres”, tendo sido a fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da lmaculada Conceição.

De origem nobre, a sua preocupação pelos mais pobres desde cedo se manifestou, tendo dedicado toda a sua vida a tentar minorar os problemas dos mais desfavorecidos.

Depois da implantação da República, a Congregação deixou de ter sede, o que a levou a procurar um novo local para se instalar. Anos decorridos, o lugar de Linda-a-Pastora acolheu-a, tendo a sua sede sido inaugurada em 1989, na antiga quinta de Cesário Verde.

A Câmara Municipal de Oeiras, atendendo à importância do trabalho desenvolvido por esta Congregação no concelho e Freguesia de Queijas, decidiu homenageá-la com a edificação de uma estátua da sua fundadora, Madre Maria Clara que, em 1999, ficou erigida na encosta de Linda-a-Pastora, com projeto do Arq. Luís Serpa e escultura de José Núncio.