Inauguração da Oeiras International School em Barcarena

Inauguração da Oeiras International School em Barcarena

20 set 2011

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugura a Oeiras International School (OIS) no dia 20 de Setembro, na Quinta da Nossa Senhora da Conceição, em Barcarena.

A cerimónia de inauguração da primeira escola internacional do concelho conta com a presença do Embaixador dos Estados Unidos, Allan Katz, do Presidente da Associação (OIS), João Paulo Girbal e da Directora da Escola, Maria do Rosário Empis.

A Oeiras International School fica instalada numa propriedade do Município, através de contrato de arrendamento celebrado entre a autarquia e a OIS. A sua instalação incide sobre uma área de cerca de 5ha da referida Quinta (que tem um total de cerca de 14ha) e edificações nela constantes.Inauguração da Oeiras International School em Barcarena.

A Quinta da Nossa Senhora da Conceição está localizada nas margens da ribeira de Barcarena e encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Municipal (IM) pelo Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras (PSPCACO). Foi mandada construir no século XVII, pelos Sinel de Cordes (cavaleiros flamengos chamados a Portugal por Filipe II para recolherem impostos). O edifício tem uma austeridade medieval e apresenta vários elementos de importância relevante para o património como o portal maneirista da entrada, raros painéis de azulejos do século XVII e a capela dedicada a S. João Baptista.

O acesso ao edifício principal é feito por uma ponte que atravessa a Ribeira de Barcarena, tendo sido criados no projecto de adaptação da Quinta a escola, outros dois acessos entre as duas margens através de pontes pedonais em madeira, que permitem que as várias actividades inerentes à actividade escolar possam ser distribuídas ao longo da quinta. Na quinta existe uma zona com um antigo edifício fabril que foi adaptado para o funcionamento da “Senior School”.

No edifício principal, que foi recuperado com o mínimo de alterações, funcionam outras valências de apoio à escola, como a direcção, serviços administrativos, laboratórios, sala de artes, sala de música, biblioteca e sala polivalente.Sendo política desta Câmara Municipal não só proceder à recuperação do património como também acolher iniciativas que tornem essa recuperação sustentável, do ponto de vista da sua conservação, e viável do ponto de vista financeiro, a ocupação deste edifício foi considerada benéfica para a sua recuperação e posterior conservação, traduzindo-se numa mais valia para o património do Concelho. 

Para além disso, este projecto vem de encontro ao inquestionável interesse que a CMO vem demonstrado na fixação deste tipo de empreendimentos que se traduzem em actividades motoras e portadoras de desenvolvimento designadas como “Ciências da Vida e do Conhecimento”.

Relembre-se que, Oeiras foi recentemente eleito como o Melhor Município para Estudar no âmbito da iniciativa “Prémios de reconhecimento à Educação 2010”. Há muito que a Educação é uma prioridade para esta autarquia. Interessa, mais que os prémios, a construção de um concelho onde o ensino, pilar da sociedade, seja de qualidade. Talvez por esta política primordial de Educação, a Câmara Municipal não se tenha limitado a abrir as portas à OIS mas incentivado e apoiado a criação da sua primeira escola internacional, a Oeiras International School, que segue os programas do International Baccalaureate (IB) reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Esta escola, que corresponde ao liceu com anos lectivos que começam no sétimo ano é fruto da vontade de um grupo de pais e cidadãos preocupados com a educação e que, por isso, formaram uma associação sem fins lucrativos e deram vida a este projecto. Prevê ainda a partir do ano lectivo 2015/2016 estender a oferta educativa a partir do pré-escolar, passando a oferecer um programa curricular completo do IB.Relembre-se que no ano lectivo anterior (2010/2011) a OIS funcionou na ex- Fundição de Oeiras, rumando agora para as novas instalações em Barcarena.