Inauguração Exposição 'Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade'

A exposição resulta de um trabalho de campo iniciado em maio de 2021, na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, que permitiu aprofundar o conhecimento sobre as diversas espécies de fauna e flora, bem como os habitats que compõem este ecossistema.

14 fev 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Ambiente
  • Lazer
  • Exposições
Presidente da CMO a falar com os estudantes na inauguração da exposição.

A exposição ‘Mais Polinizadores, Mais Biodiversidade’ foi inaugurada no Passeio Marítimo de Oeiras na passada quarta-feira, dia 12. O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, e foi acompanhada por alunos do 7º ano da Escola Secundária da Quinta do Marquês. Esta participação reforça a intenção de sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação da biodiversidade e da proteção dos polinizadores.



A mostra resulta de um trabalho de campo iniciado em maio de 2021 na Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, que permitiu aprofundar o conhecimento sobre as diversas espécies de fauna e flora, bem como os habitats que compõem este ecossistema, contribuindo para a sua divulgação e valorização. 

Os diversos painéis informativos e interativos da exposição revelam o papel essencial das abelhas, borboletas e outros insetos na polinização das plantas e na produção de alimentos. Para além do trabalho científico, o projeto tem uma forte componente de sensibilização ambiental e ciência cidadã, incentivando a comunidade a envolver-se ativamente na proteção destes agentes fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas.



A iniciativa está inserida na estratégia do Município de Oeiras para a promoção da sustentabilidade e da educação ambiental, e procura envolver escolas, famílias e todos os interessados na defesa do ambiente, promovendo a adoção de boas práticas que contribuam para a conservação da fauna e flora local.

Venha visitar a exposição e conhecer melhor a ação fundamental prestada por estas espécies e perceber a importância da criação de habitats favoráveis à sua sobrevivência.