Inauguração do novo edifício da Avenida Patrão Joaquim Lopes

Inaugurado novo edifício da Avenida Patrão Joaquim Lopes

Este é mais um dos edifícios que o Município de Oeiras recupera num Centro Histórico do Concelho, destinado a disponibilizar casas com rendas acessíveis a jovens que residam ou trabalhem no concelho.

15 dez 2023
  • Paço de Arcos
  • viver
  • Habitação
  • Juventude
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

“O caso da Habitação Jovem em Oeiras é um caso único no País, um exemplo a nível nacional. Ao mesmo tempo que recuperamos património, dinamizamos o Concelho com a chegada de jovens aos Centros Históricos.”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, nesta quinta-feira, 14 de dezembro, na inauguração do novo edifício da Avenida Patrão Joaquim Lopes, em Paço de Arcos.


 

Este é mais um dos edifícios que o Município de Oeiras recupera num Centro Histórico do Concelho, destinado a disponibilizar casas com rendas acessíveis a jovens que residam ou trabalhem no concelho, e que contou, na sua inauguração, com a presença da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, da Secretária de Estado para a Habitação, Fernanda Rodrigues, e todo o Executivo Municipal.

Esta obra, que corresponde a um investimento municipal de cerca de 1 milhão de euros, consistiu na reabilitação do edifício nº 11-15, composto por 3 pisos e 550m2, distribuídos por cinco apartamentos T1. O espaço dispõe ainda de uma área comercial para restauração.

“Estes apartamentos são destinados a serem ocupados por jovens com alguma capacidade financeira, que lhes permita o pagamento de uma renda acessível, com rendas que variam entre os 200€ e os 650€. O investimento, nestes edifícios, com já cerca de 100 apartamentos, se até aqui têm sido financiados exclusivamente pelo orçamento do Município de Oeiras, não significa que futuramente não sejam financiados pelo governo ou pelo PRR, num espírito de colaboração.”, sublinhou ainda Isaltino Morais.

“Este é verdadeiramente um exemplo vivo daquilo que deve ser a concretização do Estado Social, a concretização das políticas públicas, a concretização de uma comunidade. Hoje estamos presentes em mais um desses exemplos. São estes dias que nos enchem de orgulho e sobretudo nos dão força. São mais 5 famílias que terão a oportunidade de viver aqui a um valor acessível.”, acrescentou a Ministra da Habitação.


 

O Programa Municipal de Habitação Jovem de Oeiras destina-se a jovens entre os 18 e os 35 anos residentes ou trabalhadores no concelho há mais de 3 anos mediante sorteio. Ao mesmo tempo, prevê a revitalização e fixação de população mais jovem nos centros históricos.


 

 

🎥 Assista ao direto desta inauguração: