Instalação dos Órgãos Municipais de Oeiras 2025–2029 | Um compromisso renovado com o futuro
A cerimónia de Instalação da Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Oeiras para o mandato 2025/29 realizou-se na tarde de 31 de outubro, na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol.

A tarde de 31 de outubro de 2025 ficará marcada na história da autarquia de Oeiras como um momento de grande simbolismo democrático. A FPF Arena Portugal, situada na Cidade do Futebol, na Cruz Quebrada/Dafundo, acolheu a cerimónia de Instalação dos Órgãos Municipais para o mandato 2025–2029, um ato que assinala o início de um novo ciclo de governação e de compromisso público.
Com um profundo sentido de responsabilidade cívica, Isaltino Morais tomou posse para um novo mandato como Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, renovando perante todos os oeirenses o propósito de continuar a construir um concelho moderno, solidário, inovador e orientado para o futuro.
“Dissemos clara e extensivamente ao que vínhamos. A palavra dos políticos deve ser entendida como sagrada. ‘Palavra dada, palavra honrada’. Assim, as maiorias absolutas que hoje tomam posse têm um contrato com os munícipes. Não fomos eleitos senão para defender os interesses de Oeiras, implementando o nosso programa.”, afirmou Isaltino Morais, numa intervenção pautada pela emoção, onde destacou a confiança renovada dos cidadãos e reafirmou o compromisso com um futuro assente em valores de proximidade e sustentabilidade.

O autarca sublinhou ainda que este compromisso se traduz numa ação contínua e dedicada, orientada pelo serviço público e pela responsabilidade de quem foi escolhido para servir. Assim terminou lembrando que “Política é servir. Política é fazer e sobretudo lutar por aqueles que sozinhos não podem ou não conseguem lutar. A nossa promessa solene é que todos os dias continuaremos como até aqui. Não há maior satisfação que o reconhecimento dos nossos concidadãos. Estamos, pois, muito gratos aos oeirenses. Como sempre acontece ao reconhecimento e à confiança dados, retribuiremos com trabalho e dedicação.”
A sessão contou com a presença de todos os elementos constituintes da Câmara e da Assembleia Municipal, representantes dos diferentes grupos políticos, convidados institucionais e cidadãos que, quer no recinto, quer através das transmissões digitais, partilharam este momento de renovação democrática.

A cerimónia iniciou-se com a receção dos eleitos e dos convidados, seguida da intervenção da Presidente cessante da Assembleia Municipal, Elisabete Oliveira, que destacou o percurso de trabalho, diálogo e cooperação desenvolvido no mandato anterior, desejando ao novo Executivo e à nova Assembleia votos de sucesso e continuidade na missão de servir o concelho.
Seguiu-se a assinatura dos autos de posse dos deputados municipais e dos membros do Executivo, um gesto de grande simbolismo que reafirma o compromisso com o serviço público, com a democracia local e com o bem comum dos cidadãos de Oeiras.

Num dos momentos mais emocionantes da cerimónia, foi exibido um vídeo comemorativo dos 40 anos de evolução de Oeiras, evocando a transformação do município de território periférico a referência nacional, em termos de desenvolvimento urbano, inovação, cultura e qualidade de vida.
O momento musical, protagonizado por Pedro Moutinho, cuja voz trouxe um tom de celebração e esperança a este dia marcante, encerrou a cerimónia.
Seguiram-se os cumprimentos aos empossados, num ambiente de cordialidade, cooperação institucional e entusiasmo renovado perante o desafio que agora se inicia.
A Instalação dos Órgãos Municipais de Oeiras 2025–2029 simboliza a continuidade de um projeto coletivo, assente na visão de um concelho que se reinventa, cresce e lidera com confiança, mantendo-se leal à sua identidade e à ambição de ser um território de excelência ao serviço das pessoas.

