Ler Olhos nos Olhos com Manuel Alegre

Ler Olhos nos Olhos com Manuel Alegre

Conversa com Manuel Alegre

05/05/2021 a 05/05/2021

Em direto no Facebook do Município de Oeiras

Gratuito

05 de Maio de 2021
  • Biblioteca
  • Cultura
Manuel Alegre

Este projecto das Bibliotecas Municipais consiste na transmissão de conversas com autores nacionais e internacionais que visam levar a leitura mais perto dos cidadãos.

De abril a novmebro, a página de Facebook do Município, acolherá conversas semanais com alguns dos mais importantes autores de língua portuguesa e estrangeira.

Manuel Alegre será o convidado desta sessão.
 

Manuel Alegre nasceu a 12 de Maio de 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Em 1961 é mobilizado para Angola. Preso pela PIDE, passa seis meses na Fortaleza de S. Paulo, em Luanda, onde escreve grande parte dos poemas do seu primeiro livro, Praça da Canção. Em outubro de 1964 é eleito membro do Comité Nacional da Frente Patriótica de Libertação Nacional e passa a trabalhar em Argel, na emissora Voz da Liberdade. Regressa a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Dirigente histórico do Partido Socialista desde 1974, foi vice-presidente da Assembleia da República, de 1995 a 2009, e membro do Conselho de Estado.

A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada. Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários: Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, Prémio da Crítica Literária da AICL, Prémio Fernando Namora e Prémio Pessoa, em 1999. Ao seu livro  de poemas Doze Naus foi atribuído o Prémio Dom Dinis. Em 2014, recebeu o Prémio Amália da Fundação Amália Rodrigues e, em 2016, o Prémio Vida Literária da APE e o Prémio de Consagração de Carreira da SPA. No mesmo ano, foi atribuído o Grande Prémio de Literatura dst ao seu livro de poemas Bairro Ocidental. Em 2017, foi distinguido com o Prémio Camões e, em 2019, com o Prémio Vida e Obra da SPA. 

 

No dia 5 de maio, quarta-feira, não perca a conversa com Manuel Alegre.


 

Precisa de ajuda? chatBotLogo