'A Livraria: Festa do Livro de Oeiras’ recebe Silviano Santiago

Silviano Santiago trouxe a Oeiras o seu livro ‘Mil Rosas Roubadas’, agora editado em Portugal com a chancela ‘Livros de Oeiras’.

29 jul 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Fotografia de Silviano Santiago na Livraria: festa do livro

O Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, foi palco de um dos momentos mais marcantes da 1ª edição do evento ‘A Livraria: Festa do Livro de Oeiras', que decorreu de 18 a 27 de julho. No dia 26, o público teve a oportunidade de escutar Silviano Santiago, uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e vencedor do Prémio Camões 2022.



Com uma obra literária e ensaística construída ao longo de mais de seis décadas de intervenção como professor, intelectual e escritor, Silviano Santiago trouxe a Oeiras o seu livro, ‘Mil Rosas Roubadas’, agora editado em Portugal com a chancela 'Livros de Oeiras'. A apresentação da obra foi conduzida por Jorge Reis-Sá, escritor, editor e biólogo, num encontro marcado por uma conversa íntima e envolvente, onde se refletiu sobre o processo criativo, a construção da narrativa e o entrelaçar da memória individual e coletiva na escrita do autor.

A sessão contou ainda com um momento de grande simbolismo: a entrega da Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro ao autor, atribuída pelo Município de Oeiras em reconhecimento do seu contributo ímpar para a literatura e cultura de expressão portuguesa.



Natural de Formiga, Minas Gerais, nascido em 1936, Silviano Santiago é doutorado pela Sorbonne e desenvolveu uma notável carreira académica em universidades norte-americanas, sendo hoje professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com uma produção que atravessa o romance, o conto, a poesia e o ensaio, o autor foi distinguido, entre outros, com seis Prémios Jabuti, o Prémio Machado de Assis, o Prémio José Donoso e o Prémio Camões.

Com uma plateia repleta de leitores, académicos e amantes da palavra escrita, a sessão de homenagem a Silviano Santiago foi um dos pontos altos da programação, reforçando a missão desta iniciativa, celebrar o livro, a leitura e a construção de pontes literárias, culturais e humanas num espaço de encontro e partilha.