Campanha LX Acolhe – Programa de Acolhimento Familiar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Campanha LX Acolhe – Programa de Acolhimento Familiar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

A campanha visa o acolhimento familiar, uma medida transitória de promoção dos direitos de proteção das crianças em risco, privadas de cuidados parentais adequados.

27 abr 2023
  • viver
  • Apoio Social
  • Família
  • Crianças
Imagem de um casal com duas crianças


‘Dar e Receber’ é o mote da campanha Lx Acolhe da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, à qual o Município de Oeiras se associou. A campanha visa o acolhimento familiar, uma medida transitória de promoção dos direitos de proteção das crianças em risco, privadas de cuidados parentais adequados. 

Esta medida assegura um ambiente familiar harmonioso, indispensável ao bem-estar físico e emocional das crianças. Esta situação é temporária, logo, não contempla a adoção de crianças. Visa a participação de famílias dispostas a receber por um determinado período de tempo, crianças em situação de perigo, no âmbito da intervenção territorial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

No nosso país, há mais de 6.300 crianças e jovens acolhidos, que tiveram de ser temporariamente afastados do seu meio familiar por se encontrarem numa situação de perigo: 96,5% encontram-se em acolhimento residencial (ou seja, em Instituições) e apenas 3,5% estão integrados em famílias de acolhimento. 

Estes números estão em contraciclo com o que acontece noutros países europeus, que privilegiam o acolhimento familiar, exatamente pelas vantagens que este representa.

Atualmente, existem mais de 85 famílias de acolhimento na região de Lisboa, formadas, avaliadas e acompanhadas, que acolheram mais de 120 crianças e jovens. O número é ainda insuficiente, tendo em conta que no distrito de Lisboa existem cerca de 1300 crianças acolhidas em casas de acolhimento, entre as quais 204 com menos de 6 anos.

A campanha LX Acolhe foi lançada em 2019 e tem vindo a reforçar a sua importância.
Uma família de acolhimento pode dar a uma criança cuidados individualizados e referenciação afetiva, um ambiente familiar caloroso, afetivo e reparador, segurança e tranquilidade através do sentimento de pertença e estabilidade, bem como atenção, escuta e orientação.

Acolher uma criança é um ato solidário e de grande generosidade.

As dúvidas mais frequentes são:
⏹️ Quem pode ser família de acolhimento? 
⏹️ Como se pode ser família de acolhimento? 
⏹️ O que recebe uma família de acolhimento? 
⏹️ O que oferece uma família de acolhimento? 
  
ℹ️  Encontre as respostas a estas questões no portal da Santa Casa da Misericórdia, em www.scml.pt ou através dos contactos: 213 263 063, 910 051 226 ou 910 047 370