MAP – Mostra de Artes da Palavra 2026 - Maio

Uma celebração da Palavra que cruza poesia, música e pensamento ao longo de todo o ano.

16/05/2026 a 26/05/2026

Templo da Poesia, Parque dos Poetas

Gratuito

16 de Maio de 2026
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • Música
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O MAP – Mostra de Artes da Palavra continua em maio com uma programação variada que integra poesia, música, conferências e workshops. Este projeto cultural é totalmente dedicado à Palavra e à sua relação com outras formas de expressão artística.

Com o apoio do Município de Oeiras, o MAP apresenta uma ampla variedade de iniciativas ao longo do ano, distribuídas por vários espaços do concelho, tendo como principal palco o Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. 

Programação 
 

🗓️ 16 e 17 de maio | A partir das 15h
▶️ ‘Voz - O Poder da Palavra: Semi-final e Final do Concurso de Eloquência, Escrita e Oratória'

Os 16 finalistas do concurso VOZ - O Poder da Palavra 2026 sobem ao palco em duas rondas. O júri decide os 8 participantes que seguem para a fase final. O público é convidado a assistir ao vivo e a descobrir as vozes de uma nova geração que tem algo a dizer ao mundo. Um momento único para celebrar a força da palavra, da criatividade e da representação jovem de todo o país.


🗓️ 23 de maio | sábado | 18h
▶️ Clube da Palavra #16
| 'Filha da Louca' de Maria Francisca Gama

Na 16ª sessão do Clube da Palavra, Anabela Galhardo Couto conversa com Maria Francisca Gama, a jovem escritora que integra a lista Forbes 30 Under 30 de 2024, sobre a sua obra mais recente: 'Filha da louca' (2025).

Neste romance intenso e envolvente, a autora retrata a história de uma família marcada pelo impacto do transtorno de personalidade borderline. Entre outros temas sensíveis, afronta-se um território particularmente incómodo: o da maternidade vista para além da lente mitificadora em que tantas vezes a colocamos.
 


🗓️ 26 de maio | quinta-feira | 21h30
▶️ Café dos Poetas #41 | 'Rosa do Mundo'

Com: Jaime Rocha, Ana Água, Nuno Miguel Guedes (moderação) Francisca Patrício (Luchapa) e Luís Bastos (clarinete)

'Rosa do Mundo – 2001 Poemas para o Futuro' é o título de uma das maiores antologias de poesia universal traduzida para português e é também o tema que escolhemos para esta sessão do ´'Café dos Poetas'.

Neste dia iremos demonstrar que, ao longo dos tempos e por toda a parte, sempre palpitou a energia poderosa da mais pura emoção humana que podemos experimentar nestas duas mil e uma pétalas que formam esta Rosa do Mundo.

Esta compilação será o ponto de partida para uma viagem pela grande poesia universal, trazendo-nos também à memória o nome de Hermínio Monteiro, principal responsável pela escolha e organização desta belíssima antologia.

📍 Templo da Poesia (Parque dos Poetas)
Entrada gratuita, mediante inscrição prévia aqui
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.