Memórias vivas da Revolução marcaram a conversa ‘E depois do 25 de abril?’ 

Sessão do ciclo reuniu personalidades que partilharam testemunhos marcantes do antes e depois do 25 de Abril

03 ago 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias
Fotografia dos participantes na conversa incluindo Presidente Isaltino Morais

A Livraria Galeria Municipal Verney recebeu, no dia 31 de julho, mais uma sessão do ciclo de conversas promovido pelo Município de Oeiras, no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. A sessão contou com a moderação de Mário Galego e a participação do Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, a médica e professora Isabel do Carmo, o fotógrafo José Carlos Nascimento e o jornalista Miguel Carvalho.

Num ambiente intimista, os intervenientes partilharam com a plateia relatos pessoais e reflexões sobre o país antes do 25 de abril de 1974, bem como sobre os dias de transformação que se seguiram à revolução. As histórias cruzaram memórias contribuindo para um olhar plural e emotivo sobre um dos momentos mais marcantes da história contemporânea portuguesa.

Antes da conversa, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a exposição ‘Sentir a Revolução’, patente no Palácio Egito até 9 de agosto, que recria de forma sensorial o ambiente e os acontecimentos que conduziram à queda da ditadura.

A iniciativa insere-se no vasto programa que Oeiras está a desenvolver para comemorar os ‘50 anos do 25 de abril de 1974 – o dia em que Portugal mudou’.