
O projeto "Oeiras Experimenta: Culturas Inteligentes para um Clima em Mudança", liderado pelo Município de Oeiras, com a coordenação do ITQB NOVA, acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa, pelo Prémio Europeu de Ciência Cidadã, pela sua abordagem inovadora de envolvimento comunitário na investigação científica.
A iniciativa premiada tem lugar na histórica Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras, e realiza-se no âmbito do Projeto Ciência + Cidadã que promove o envolvimento ativo dos cidadãos na ciência. Trata-se, de um laboratório vivo que reúne investigadores, decisores políticos e a comunidade local no estudo de culturas alternativas e subutilizadas, no contexto das alterações climáticas. A investigação centra-se em culturas mais resilientes à seca, como o chícharo, o sorgo, os milhetos, os cereais híbridos, a quinoa e o arroz de sequeiro.
A equipa do Oeiras Experimenta integra três laboratórios do ITQB NOVA na área das plantas, envolvendo cerca de 15 investigadores, incluindo estudantes de mestrado e doutoramento. Os cidadãos desempenham um papel essencial, participando em todas as fases da investigação, desde a sementeira e manutenção dos campos até à recolha de dados e tomada de decisão, enriquecendo as discussões e contribuindo para o projeto.
“Receber esta Menção Honrosa é um reconhecimento profundamente significativo para o projeto Oeiras Experimenta. Valida o nosso compromisso com uma ciência que tem impacto social e político reais — uma ciência que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e sustentável na Europa”, diz a coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, Maria João Leão, que acrescenta, “tem sido um verdadeiro privilégio colaborar com todos os intervenientes neste percurso do Oeiras Experimenta: investigadores do ITQB NOVA, cientistas cidadãos, organizações não-governamentais e tantas outras vozes ativas da comunidade. Juntos, criámos um espaço de participação aberta e equitativa, com impacto concreto nas áreas da agricultura e alimentação sustentáveis”.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “A Menção Honrosa agora recebida sublinha o papel do Município de Oeiras enquanto território de inovação científica e cidadania ativa, e reconhece o trabalho colaborativo com o ITQB NOVA na construção de pontes entre a ciência, a sociedade eo território”.
Os projetos distinguidos pelo Prémio Europeu de Ciência Cidadã vão ser apresentados no Ars Electronica Festival 2025, entre 3 e 7 de setembro, em Linz, na Áustria.