Oeiras Experimenta distinguido com Menção Honrosa no Prémio Europeu de Ciência Cidadã

Oeiras Experimenta distinguido com Menção Honrosa no Prémio Europeu de Ciência Cidadã

Projeto liderado pelo Município de Oeiras, em parceria com o ITQB NOVA.

23 jun 2025
  • Ambiente
grupo de participantes no projeto ciência cidadã

O projeto "Oeiras Experimenta: Culturas Inteligentes para um Clima em Mudança", liderado pelo Município de Oeiras, com a coordenação do ITQB NOVA, acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa, pelo Prémio Europeu de Ciência Cidadã, pela sua abordagem inovadora de envolvimento comunitário na investigação científica.

A iniciativa premiada tem lugar na  histórica Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras, e realiza-se  no âmbito do Projeto Ciência + Cidadã que promove o envolvimento ativo dos cidadãos na ciência.  Trata-se, de um  laboratório vivo que reúne investigadores, decisores políticos e a comunidade local no estudo de culturas alternativas e subutilizadas, no contexto das alterações climáticas. A investigação centra-se em culturas mais resilientes à seca, como o chícharo, o sorgo, os milhetos, os cereais híbridos, a quinoa e o arroz de sequeiro.



A equipa do Oeiras Experimenta integra três laboratórios do ITQB NOVA na área das plantas, envolvendo cerca de 15 investigadores, incluindo estudantes de mestrado e doutoramento. Os cidadãos desempenham um papel essencial, participando em todas as fases da investigação, desde a sementeira e manutenção dos campos até à recolha de dados e tomada de decisão, enriquecendo as discussões e contribuindo para o projeto. 

“Receber esta Menção Honrosa é um reconhecimento profundamente significativo para o projeto Oeiras Experimenta. Valida o nosso compromisso com uma ciência que tem impacto social e político reais — uma ciência que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e sustentável na Europa”, diz a coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, Maria João Leão, que acrescenta, “tem sido um verdadeiro privilégio colaborar com todos os intervenientes neste percurso do Oeiras Experimenta: investigadores do ITQB NOVA, cientistas cidadãos, organizações não-governamentais e tantas outras vozes ativas da comunidade. Juntos, criámos um espaço de participação aberta e equitativa, com impacto concreto nas áreas da agricultura e alimentação sustentáveis”.

Para  o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “A Menção Honrosa agora recebida sublinha o papel do Município de Oeiras enquanto território de inovação científica e cidadania ativa, e reconhece o trabalho colaborativo com o ITQB NOVA na construção de pontes entre a ciência, a sociedade eo  território”.

Os projetos distinguidos pelo Prémio Europeu de Ciência Cidadã vão ser apresentados no Ars Electronica Festival 2025, entre 3 e 7 de setembro, em Linz, na Áustria.