Mostra de Cinema África-Oeiras

A iniciativa visa destacar o cinema africano contemporâneo, com foco em realizadores de países com fortes comunidades africanas, como Portugal e França.

02/05/2025 a 04/05/2025

Auditório Municipal Maestro César Batalha

Gratuito

02 de Maio de 2025
  • Oeiras
  • viver
  • Cultura
  • Lazer
  • União de Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias

O Município de Oeiras promove o ciclo ‘Mostra de Cinema África-Oeiras’ nos dias 2, 3 e 4 de maio, no Auditório Municipal Maestro César Batalha.

A iniciativa pretende dar visibilidade ao cinema africano contemporâneo, nomeadamente ao trabalho de realizadores de países africanos com forte presença de comunidades africanas, como é o caso de Portugal e França.

O evento é dirigido a todos que tenham interesse em explorar o cinema africano contemporâneo, promovendo o acesso a obras de realizadores premiados.

Com curadoria de Lara Mather e Vera Mather, a programação apresenta três filmes de autores premiados e pretende fomentar a reflexão crítica e o diálogo intercultural, contribuindo para o enriquecimento da oferta cultural do concelho e para a promoção da inclusão e da interculturalidade.

'A Ama de Cabo Verde' (Àma Gloria)
2 de maio | 15h30
Realizadora: Marie Amachoukeli
Origem: França
Com: Louise Mauroy-Panzani e Ilça Moreno Zego
Ano: 2023 | Classificação etária: M/12 anos | Duração: 84 minutos



Sinopse: Cléo tem seis anos. Adora Glória, a ama que a criou desde que nasceu. Mas Glória deve regressar urgentemente a Cabo Verde, para junto dos seus filhos. Antes da partida, Cléo pede-lhe que prometa que vão voltar a ver-se o mais depressa possível. Gloria convida-a a passar um último Verão juntas, na ilha, com a sua família.
'OMI NOBU'
3 de maio | 15h30
De: Carlos Yuri Ceuninck
Origem: Cabo Verde/Bélgica/França/Sudão 
Com: Quirino Rodrigues, Maria Fortes Bia Gai, Maria Silva Bia Titoi
Ano: 2022 | Classificação etária: M/12 anos | Duração: 64 minutos



Sinopse: A história passa-se na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, na Ribeira Funda, uma pequena aldeia situada no fundo de um vale profundo, rodeada de altas montanhas e de um oceano agitado. Os seus habitantes viveram uma série de acontecimentos tão desastrosos que superstições assustadoras os levaram a fugir da aldeia para escapar às forças do mal.
'O Ouro e o Mundo'
4 de maio | 15h30
De: Ico Costa
Origem: Portugal/França
Com: Domingos Marengula, Neuzia Emídio Guiamba
Ano: 2024 | Classificação etária: M/14 anos | Duração: 104 minutos



Sinopse: Domingos e Neusia são um jovem casal de uma pequena cidade de Moçambique. Ela vai à escola, ele tem um trabalho mal pago numa oficina de lavagem de carros. Ansiando por uma vida melhor, ele decide fazer uma mudança. Domingos embarca então numa viagem por Moçambique, com destino às minas de ouro no norte do país. Neusia fica em casa.
Informações
▫ Entrada gratuita, de acordo com a classificação etária e limitada aos lugares disponíveis.
▫ Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão.
▫ Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão.

Programa sujeito a alterações.
📷 Informação sobre tratamento de dados
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.