
Vai realizar-se de 18 a 22 de Julho o Campeonato Mundial de Stickfighting da Internacional GSBA (Global Stick and Blade Alliance) com a organização da ADQ-Associação Desportiva de Queijas / GSBA Portugal. Este evento, que vai contar com a participação de 12 países (Austrália, Alemanha, Canadá, França, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Suiça, UK, USA) e mais de 150 atletas, irá eleger os campeões do Mundo em combate de bastão.
A GSBA Internacional, cujas raízes começaram com a Federação Mundial de Esgrima Kali Arnis (WEKAF - World Eskrima Kali Arnis Federation) nasceu em 1989 e tem como missão promover e desenvolver as artes marciais com armas a nível mundial independentemente do estilo, e foi fundada em Julho de 2012 com 6 países membros incluíndo a Austrália, Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Estados Unidos da América. Em 2017, contava já com 14 países membros, com a entrada do Canadá, Grécia, Índia, Noruega, Polónia, Portugal, Filipinas e UAE, e mais recentemente a França e a Irlanda.
Em Portugal esta modalidade teve origem na Esgrima Lusitana, uma técnica de luta com varapau que remonta ao séc. XIV e que é a única arte marcial de origem Portuguesa.
Mais informaçõesaqui.