Município de Oeiras e APAV implementam projeto contra a violência doméstica no Bairro dos Navegadores

Município de Oeiras e APAV implementam projeto contra a violência doméstica no Bairro dos Navegadores

12 out 2020
  • Segurança
  • estratégia e economia
  • Apoio Social
  • Habitação
foto

 

O Município de Oeiras e a APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima celebram  no dia 7 de outubro, um Protocolo de Colaboração para implementação do projeto “A APAV no Bairro dos Navegadores”, que tem por objetivo primordial o acompanhamento de vítimas de Violência Doméstica (VD), bem como aos seus familiares e amigos. A cerimónia, onde as entidades estarão representadas pelos respetivos presidentes, terá lugar no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Oeiras.

O objetivo deste projeto é promover a proteção e o apoio a vítimas de crime, em particular às mais carenciadas, designadamente através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, da implementação de planos de intervenção, da avaliação do grau de risco, do apoio moral, social, jurídico, psicológico e económico. Este trabalho será realizado em colaboração com competentes entidades da área da justiça, polícias, de segurança social, da saúde, bem como as autarquias locais e outras entidades públicas ou particulares.

Trata-se de um projeto-piloto, a implementar  inicialmente apenas num dos territórios de abrangência do Contrato Local de Segurança de Oeiras, o Bairro dos Navegadores e que se pretende alargar aos outros bairros, que incluirá a promoção de ações de sensibilização na comunidade, nomeadamente junto dos parceiros locais e escolas e a realização de um Open Day, que abrirá as portas a todos os parceiros institucionais que intervêm direta ou indiretamente na problemática, como sejam Magistrados do Ministério Público, Forças de Segurança/ OPC e profissionais da área da saúde.

O modelo de implementação deste projeto, a desenvolver pela APAV em colaboração com o Município, centra-se nos objetivos do Contrato Local de Segurança de Oeiras, indo de encontro ao definido no Plano de Ação, nomeadamente a redução de vulnerabilidades sociais, a prevenção da delinquência juvenil e a eliminação dos fatores criminógenos.

Refira-se que o Município de Oeiras irá atribuir uma comparticipação financeira à APAV, no montante de 23.268,62 €, para o desenvolvimento deste projeto.

 


 

 

Assista ao filme abaixo.