Município de Oeiras inicia construção da Passagem Superior Pedonal do Dafundo
Para além de melhorar a mobilidade diária, a nova passagem pretende também aliviar o congestionamento registado anualmente

O Município de Oeiras assinalou, neste dia 21 de abril, o início da construção da Passagem Superior Pedonal do Dafundo, com a cerimónia de lançamento da primeira pedra.
O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado por Vereadores, Dirigentes Municipais e pelo Presidente da União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada/Dafundo, João Antunes, entre outras individualidades, bem como por membros da comunidade que fizeram questão de marcar presença num momento tão relevante e de grande simbolismo para a zona de Algés.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Oeiras destacou a relevância da obra:
“É talvez das obras mais desejadas aqui em Algés”, afirmou, sublinhando a sua importância não só para os algesinos, mas para todos os munícipes de Oeiras.
Esta infraestrutura, há muito ansiada pela população, é de grande complexidade técnica e tem como objetivo criar uma ligação pedonal entre o Passeio Marítimo de Algés e a Alameda Hermano Patrone, através de uma passagem superior sobre a linha ferroviária. O projeto contempla um troço horizontal de 68 metros de comprimento, sustentado por duas vigas treliçadas, e contará com escadas e elevadores em ambas as extremidades, garantindo acessibilidade para todos.
Para além de melhorar a mobilidade diária, a nova passagem pretende também aliviar o congestionamento registado anualmente, em julho, aquando da realização do Festival NOS Alive no Passeio Marítimo de Algés. Embora não esteja concluída a tempo da edição de 2025, prevê-se que já esteja operacional em 2026, oferecendo assim uma alternativa eficaz ao túnel da estação ferroviária.
Durante a execução da obra, estarão em vigor algumas restrições de trânsito, devidamente sinalizadas no local, de forma a garantir a segurança de todos os utentes e o bom andamento dos trabalhos.
Com um investimento estimado em 2,5 milhões de euros, esta é uma obra de carácter estratégico, cuja conclusão está prevista para 2026.
Se não assistiu à transmissão em direto desta cerimónia de lançamento da primeira pedra, acompanhe-a agora através do link.