
“O mais importante para nós é o conforto das pessoas. Equipamentos e infraestruturas como estes são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas em termos de circulação, quer seja a pé, de bicicleta ou mesmo de carro”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na inauguração da nova ciclovia bipartilhada de Vila Fria, no passado dia 17 de maio.

A nova infraestrutura, que liga os aglomerados urbanos de Vila Fria, em Porto Salvo, a Leceia, na freguesia de Barcarena, pretende promover uma circulação mais sustentável entre duas zonas residenciais significativas, oferecendo condições seguras, confortáveis e eficientes para ciclistas e peões.
No seu discurso, Isaltino Morais referiu também “a valorização do património público e particular que esta intervenção representa”, sublinhando as melhorias realizadas nas zonas envolventes à nova ciclovia, nomeadamente na Rua da Fonte.

Com uma extensão aproximada de 1.040 metros, esta nova infraestrutura representa um investimento de 1.650 mil de euros e vem reforçar a rede de mobilidade suave no concelho.
A intervenção incluiu a pavimentação da Rua da Fonte, a instalação de iluminação pública moderna e eficiente, bem como a criação de zonas verdes ao longo dos percursos pedonais.
Com a conclusão deste novo troço, a rede ciclável do concelho de Oeiras passa a totalizar 18 quilómetros, reforçando o empenho do Município na promoção de uma mobilidade urbana diversificada e ambientalmente sustentável.

Este projeto insere-se nas prioridades definidas pelo Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e contou com um apoio financeiro de 40% no âmbito do programa Portugal 2030 – PT2030.
Se não teve oportunidade de assistir à cerimónia, poderá assistir através do canal de YouTube da Câmara Municipal de Oeiras.