Noite do Limbo regressa a Oeiras
Em celebração do Halloween, a ‘Noite do Limbo’ propõe uma programação carregada de mistério, entre 24 e 31 de outubro.
24/10/2024 a 31/10/2024
Livraria Verney
Gratuito

O ponto de partida da Noite do Limbo, que se inicia no dia 24 de outubro, na Livraria Verney, convida o público a mergulhar num universo onde as fronteiras entre o real e o inexplicável se esbatem. A programação, que se distribui pelos dias 24, 26 e 31 de outubro, incentiva à reflexão sobre as práticas pagãs e cristianizadas que, ao longo dos séculos, têm alimentado o imaginário humano e gerado, simultaneamente, sentimentos de fascínio e terror pelo desconhecido.
A programação foi pensada para envolver públicos de todas as idades, começando com a exibição do filme ‘A Felina’, seguida de uma conversa enriquecedora com o cronista Pedro Mexia e o jornalista José Mário Silva, destinada aos mais velhos. Para os mais pequenos, haverá uma noite cheia de magia, com uma sessão de marionetas que promete encantar, pinturas faciais vibrantes e atividades lúdicas que farão as delícias das crianças, tornando a Noite de Halloween uma experiência inclusiva e memorável para todos.
Ao longo das três noites de celebração da Noite do Limbo, os participantes são motivados a revisitar práticas associadas, como o Pão-Por-Deus, que era uma forma de honrar os mortos pedindo alimentos. Este costume foi progressivamente substituído pelo Halloween, uma celebração mais próxima do Carnaval.
Entrada Gratuita, sujeita a inscrição prévia: livraria.verney@oeiras.pt | 21 440 83 29
24 out, quinta-feira
◼ Livraria Verney - 21h: Exibição do filme, 'Cat Woman - A Felina', de Jacques Tourneur, seguido de conversa com Pedro Mexia e José Mário Silva
Sinopse
Considerado o filme de terror que redefiniu o género, deixando para trás as típicas figuras monstruosas, Jacques Tourneur consegue o sobressalto do público através do apelo à sua imaginação e de um primoroso jogo de luz e sombra. Irena é uma emigrante sérvia em Manhattan que acredita que, por causa de uma antiga maldição, qualquer intimidade física com o homem que ama a transformará num predador felino. Original, inquietante e subversivo, foi um dos filmes de maior sucesso do género na década de 1940. Cat People elevou o filme de terror a novos patamares de sofisticação e mistério.
26 de outubro, sábado
◼ Livraria Verney - 15h: 'Poetas Marginais' – Sessão de Poesia. (Coord. de José Mendonça)
Sinopse
Sessão sobre a vida e obra de poetas cujas idiossincrasias os levaram a comportamentos provocantes, antissociais e autodestrutivos, o que, frequentemente, resulta na incompreensão dos seus contemporâneos, e no reconhecimento tardio.
31 outubro, quinta-feira
◼ Livraria Verney - 21h: Sessão de Marionetas 'As minhas… Mais Marionetas', por Trulé e pinturas faciais alusivas ao tema com Pinhata surpresa (crianças 5-12 anos)*
Sinopse
Na noite mágica de 31 de outubro, vamos assistir a uma sessão com as maravilhosas marionetas de Trulé: “As minhas MAIS… Marionetas”. Este é um espetáculo de pura poesia visual em que os bonecos são tocados pelos dedos mágicos do bonecreiro e mostram-nos pedaços de vida em histórias de encantar. Teremos ainda pinturas faciais alusivas ao tema com uma pinhata surpresa.
Nota: prenda surpresa para todos os que vierem mascarados (miúdos e graúdos). Para crianças dos 5 aos 12 anos, acompanhadas por 1 adulto.
◼ Palácio do Egito - 21h30: Conversa 'Morrer é uma coisa que acontece muito às pessoas', com Carla Hilário Quevedo, Hugo Gonçalves e Hugo Van Der Ding. Moderação de Tito Couto*
◼ Livraria Verney - 23h: Festa e Atuação dos Mariachi Sol de Lisboa (Verney)
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.