Nómadas do Pensamento - Dia de África
Ao longo da sessão, foram debatidas diferentes perspectivas sobre identidade cultural, memória histórica e os processos de descolonização do pensamento e da cultura

A 15ª sessão do ciclo ‘Nómadas do Pensamento’ decorreu no dia 25 de maio, no Templo da Poesia, sob o tema ‘Descolonizar a cultura: Repensar memórias, narrativas e identidades’, integrada nas comemorações do Dia de África.
A iniciativa contou com a presença de Nicolau Santos, presidente do Conselho de Administração da RTP, e do historiador Paulo Mendes Pinto, enquanto anfitriões do debate, que reuniu ainda como convidados a professora Faranaz Keshavjee, o escritor e humorista Hugo Van Der Ding, a ativista Myriam Taylor e o fadista Ricardo Ribeiro.
Ao longo da sessão, foram debatidas diferentes perspectivas sobre identidade cultural, memória histórica e os processos de descolonização do pensamento e da cultura, numa reflexão em torno dos modelos sociais e ideológicos que marcaram a história contemporânea.
O encontro abordou ainda a forma como as sociedades atuais reinterpretam o património cultural e os legados históricos associados aos vários ciclos coloniais, colocando em discussão novas leituras sobre pertença, representação e inclusão.
A sessão voltou assim a afirmar o ciclo ‘Nómadas do Pensamento’ como um espaço de reflexão e debate em torno de temas atuais, promovendo o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento e da cultura.


