Nota de Pesar pela Morte do Padre Martins da Paróquia de Oeiras

O Município de Oeiras comunica o falecimento do Padre Fernando Martins, Pároco de Oeiras e São Julião da Barra, que ao longo da sua vida se dedicou com generosidade, fé e entrega à missão pastoral, deixando uma marca indelével na vida espiritual e comunitária de todos nós.

03 out 2025
  • Comunicação
Foto do Padre Martins e outras entidadares religiosas na igreja Matriz de Oeiras

É com profundo pesar que o Município de Oeiras comunica o falecimento do Padre Fernando Martins, Pároco de Oeiras e São Julião da Barra, que ao longo da sua vida se dedicou com generosidade, fé e entrega à missão pastoral, deixando uma marca indelével na vida espiritual e comunitária de todos nós.

As cerimónias fúnebres decorrem este sábado, 4 de outubro, a partir das 10h30, na Igreja Matriz de Oeiras, no Largo 5 de Outubro. O funeral será às 12h30.


O Reverendo Padre Fernando Martins foi uma figura de referência, com inegável impressiva obra social, cultural e evangélica.  O Prior serviu Oeiras durante mais de quatro décadas.

Fernando Martins foi um dos homens que se evidenciaram na construção de uma existência coletiva melhor. É a ele que se deve, em muito, a construção do Centro Social e Paroquial de Oeiras. Foi também quem se empenhou a fundo nas obras de restauro da Igreja Matriz de Oeiras, assim como na criação do respetivo núcleo museológico, valorizando o espaço e conferindo-lhe a justa dignidade.

À obra material, há que acrescentar a obra espiritual, as múltiplas atividades que se desenvolvem na Igreja de Oeiras, também fruto do espírito de iniciativa e capacidade de trabalho que caracteriza o seu Pároco.

Pela sua dedicação aos oeirenses, sobretudo os mais necessitados, o Reverendo Padre recebeu, em 2004, a Medalha de Mérito Municipal e em sua homenagem foi erigida uma estátua, frente à Igreja Matriz de Oeiras, a primeira estátua em espaço público do concelho a um membro da Igreja.





O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras

Isaltino Morais