NOVA IMS e Município de Oeiras lançam laboratório de inovação oceânica na Expo Osaka 2025

Com recurso aos mais recentes desenvolvimentos na área da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial, o NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab coloca Portugal na vanguarda da analítica aplicada à Economia Azul e à sustentabilidade dos oceanos, contribuindo diretamente para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Proteger a Vida Marinha. 

25 jul 2025
  • viver
  • investir
  • Ambiente
  • Investimento
  • ciência e inovação
  • Sustentabilidade
Vista da marina de oeiras com barcos atracados

O Pavilhão de Portugal na Expo Osaka 2025, que tem como lema O Oceano como Diálogo Global, será palco, este domingo, 27, da apresentação oficial do NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab, um laboratório de investigação e inovação que visa aplicar Ciência de Dados e Inteligência Artificial (IA) à gestão sustentável dos oceanos. A iniciativa resulta de uma parceria entre a NOVA Information Management School (NOVA IMS) e o Município de Oeiras, no âmbito do programa Oeiras Mar 2030, e conta já com a adesão do Fórum Oceano, da Administração do Porto de Lisboa e da Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, estando em curso o alargamento a outras entidades nacionais e internacionais.

Com sede na NOVA IMS – a única instituição de ensino superior em Portugal exclusivamente dedicada à Ciência de Dados e IA – que assegura a coordenação científica, o laboratório tem como missão desenvolver soluções tecnológicas avançadas para enfrentar desafios críticos no domínio marítimo, incluindo, nomeadamente:

  • Monitorização ambiental: conservação e saúde dos ecossistemas;
  • Gémeos digitais do oceano: modelação e simulação de cenários;
  • Análise preditiva de risco: segurança na navegação e nas praias;
  • Portos inteligentes: otimização logística e operacional;
  • Pesca sustentável: monitorização e gestão de recursos marinhos;
  • Combate a atividades ilegais: deteção e prevenção de crimes marítimos.

O laboratório pretende ainda fomentar a colaboração entre academia, administração e indústria, nomeadamente na formação de talento qualificado, aproximando a academia da indústria e promovendo a investigação aplicada capaz de gerar novos produtos e serviços com resultados concretos na economia azul. 

"Assinar este protocolo em Osaka, no contexto de uma Expo dedicada à construção da sociedade do futuro, é profundamente simbólico: Portugal passa a contar com o seu primeiro laboratório de analítica de dados para os oceanos, unindo Ciência de Dados, IA e sustentabilidade oceânica. O NOVA Oeiras Ocean Analytics Lab nasce desta marca que nos caracteriza - transformar dados em conhecimento com impacto global e ao serviço de soluções concretas para os grandes desafios da atualidade” afirma Miguel de Castro Neto, Diretor da NOVA IMS.

Para o Presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, esta iniciativa “é mais uma prova da estratégia que tem vindo a ser desenvolvida pelo Município para afirmar, cada vez mais, o território como um centro de inovação e excelência”

“Tinha de ser um projeto com o carimbo Oeiras Valley porque é esse o nosso desígnio: estar à frente de grandes projetos tecnológicos, científicos, com inovação e sustentabilidade, frisou o autarca. 

Com esta iniciativa, Portugal reforça a sua posição na vanguarda da inovação oceânica, promovendo soluções sustentáveis com relevância global.
 

visya aérea sobre a marginal de Paço de Arcos