Novas infraestruturas em AUGI de Porto Salvo

Novas infraestruturas em AUGI de Porto Salvo

15 dez 2020
  • Mobilidade
foto

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais inaugurou no passado dia 12 de dezembro, um novo arruamento fundamental para o acesso e a mobilidade dentro do Casal da Choca, uma área urbana de génese ilegal (AUGI) localizada em Porto Salvo.

Trata-se do Arruamento de Ligação da Rua de São José à Rua Quinta da Estrangeira, cuja construção, que consistiu num investimento municipal de 370.681,00 €, teve por objetivo proporcionar melhores condições de acesso e de mobilidade tanto para veículos como para peões.

Recorde-se que a criação do arruamento agora inaugurado permitiu dar continuidade à Rua de São José, um eixo estruturante desta AUGI, que outrora não tinha saída, o que prejudicava a circulação tanto para os residentes como para os transportes públicos e veículos de recolha de resíduos urbanos.

 Agora, com a ligação da Rua de São José à Rua Quinta da Estrangeira, a circulação fica facilitada entre as várias zonas urbanas do Bairro. Além do mais, este novo arruamento tem as dimensões adequadas à passagem de transportes públicos e de veículos de recolha de resíduos urbanos.

Após a inauguração do arruamento foi realizada uma visita à empreitada de infraestruturas que se encontra a decorrer na Zona Adjacente à Rua Augusta /  Rua Cândida Branca Flor no Norte do Casal da Choca daquele bairro. A obra contempla a instalação de novas redes de águas e de esgotos resolvendo problemas de salubridade, eletricidade, iluminação pública, telecomunicações, gás, pavimentos, plantação de árvores, muros técnicos e vedações de propriedades, numa ação integrada de requalificação urbana. Trata-se de um investimento de 798.000€.

Refira-se que com estas intervenções, o Município de Oeiras pretende oferecer mais e melhor qualidade de vida aos residentes, proporcionando melhores condições de habitabilidade e acessos, tanto viários quanto pedonais. Os acessos também são fatores fulcrais de base na qualidade de vida dos habitantes locais.