Novo espaço multiusos no Bairro dos Navegadores

Novo espaço multiusos no Bairro dos Navegadores

20 jan 2016
  • Habitação
  • Investimento

O Bairro dos Navegadores foi construído no final da década 90 integrado na política habitacional municipal que preconizava a extinção dos bairros de barracas no concelho. Localiza-se em Talaíde na parte norte da AUGI do Casal da Chocas.

Neste bairro vivem atualmente 415 famílias, um universo aproximado de 1 680 pessoas. Na generalidade trata-se de agregados familiares com fortes carências económicas e sociais e por esse motivo com mais dificuldade no desejado processo de integração e social.

A Câmara Municipal tem promovido, ao longo dos anos, a instalação de diversos equipamentos de apoio social no bairro, designadamente uma creche, uma escola primária, um centro comunitário, um campo de futebol e um centro de convívio.

O atual contexto de crise com o consequente desemprego na população fez com que algumas famílias vissem a sua situação de carência agravada, nomeadamente no que diz respeito a bens essenciais como a higiene e a alimentação.

O programa funcional para o edifício/projeto do Espaço Multiusos dos Navegadores resultou desta nova realidade, ou seja, visou promover através de uma única intervenção o incremento de serviços nas seguintes áreas:

- Refeições – Copa e sala polivalente, preparadas para prestar refeições sociais à comunidade;

- Higiene – Balneários com vários duches e zona de tratamento de roupas com máquinas de lavar e secar;

- Vertente cultural - Sala polivalente, equipada com instalações sanitárias, vocacionada para atividades sociais mas também com um palco, camarins e sala de som para os eventos e atividades culturais.

O investimento na instalação deste equipamento – já concluído – foi de aproximadamente 135 mil euros.