Novo espaço verde de Oeiras inaugurado em Carnaxide

Novo espaço verde de Oeiras inaugurado em Carnaxide

O Parque Urbano do Alto da Montanha foi inaugurado na passada quarta-feira, dia 18 de junho.

20 jun 2025
  • Carnaxide
  • viver
  • Ambiente
  • Investimento
  • Sustentabilidade
  • União de Freguesias de Carnaxide e Queijas
Presidente CMO e outros elementos presentes descerram a placa e inauguram o Parque Urbano do Alto da Montanha.

O Presidente da Câmara Municipal, Isaltino Morais, acompanhado pelo Executivo Municipal, presidiu no dia 18 de junho, à abertura do novo espaço verde de Carnaxide, situado no Alto da Montanha, numa cerimónia que decorreu ao meio-dia.



Este investimento integra a estratégia da autarquia para o reforço das áreas naturais acessíveis à população, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nos contextos urbanos mais consolidados, incentivar práticas de mobilidade suave e contribuir para a sustentabilidade ambiental do concelho. No âmbito desta inauguração, Isaltino Morais sublinhou: “Oeiras é já hoje o município em Portugal com mais metros quadrados de espaços verdes por munícipe. Oeiras não é só um município tecnologicamente avançado, com emprego de valor acrescentado, com um índice de literacia único a nível nacional, mas também do ponto de vista ambiental é um exemplo. Ao nível dos indicadores de sustentabilidade, quer no combate às alterações climáticas, quer ao nível dos ODS, Oeiras aparece sempre nas primeiras classificações.”

Referiu ainda a ambição municipal de assegurar uma rede verde contínua e integrada: “Se olharmos para um mapa do concelho e juntarmos tudo aquilo que são espaços verdes, jardins, parques, parques urbanos, facilmente se chega à conclusão de que todos os espaços estão interligados entre aglomerados.”



O espaço agora disponibilizado à população ocupa uma área total de 3,2 hectares, resultado de um investimento superior a 250 mil euros. Inclui um prado florido, circuitos pedonais e um trajeto destinado a bicicletas, bem como dois pórticos que assinalam as principais entradas. Foram ainda plantadas cerca de 460 árvores e 177 arbustos de espécies autóctones, como pinheiro-manso, carvalho-cerquinho e zambujeiro, reforçando a diversidade ecológica do local.

A iniciativa pretende não só valorizar o território envolvente do ponto de vista ambiental e paisagístico, mas também contribuir para a redução dos efeitos das alterações climáticas, promovendo uma vivência urbana mais sustentável e amiga do ambiente.