
A fusão entre a biotecnologia e as tecnologias de informação encaminha-nos para os maiores desafios que a Humanidade algum dia encarou. A inteligência artificial, os algoritmos do Big Data e a bioengenharia vão permitir-nos alcançar resultados impensáveis há uns anos atrás. O paradigma está a mudar e a aceleração tecnológica exponencial tende a tornar-nos seres em transição. E será que a inteligência artificial constitui uma ameaça ou uma oportunidade? Devemos temer a inteligência artificial?
Num cenário disruptivo futuro, não haverá uma clara distinção entre humanos e máquinas. A inteligência artificial vai permitir reprogramar os seres humanos e irá chegar uma altura em que os humanos transcendem a biologia. Passaremos a ser um híbrido de inteligência biológica e não biológica. Com a mudança de seres humanos individuais para uma rede de computadores, perderemos as vantagens da individualidade? E o que realmente muda com a singularidade? As máquinas irão tornar-se mais inteligentes e mais poderosas do que nós? Conquistaremos o sonho da imortalidade ao transferir a nossa mente para supercomputadores? O investigador Armando Vieira vai procurar conduzir-nos na reflexão em redor destas e outras questões da atualidade e do futuro das grandes inquietações da ciência.
Armando Vieira é doutorado em Física Teórica pela Universidade de Coimbra, e atualmente orador, empreendedor e consultor de empresas na área de Inteligência Artificial no Reino Unido. Dedica-se à investigação nas áreas de redes neuronais artificiais, “Machine Learning” e “Deep Learning”.
É autor de cerca 70 publicações em jornais internacionais e tem trabalhado em projetos relacionados com sistemas de recomendação, algoritmos de credit scoring e processamento de imagem médica. É autor do livro “Business Applications of Deep Learning” publicado por Apress em 2018.
INFORMAÇÕES:
Palácio Marquês de Pombal
Tel: 214 406 337maria.amandio@cm-oeiras.pt