Oeiras acolhe alunos de Programa de Estudos Avançados sobre o Espaço

Oeiras acolhe alunos de Programa de Estudos Avançados sobre o Espaço

Para Isaltino Morais, Oeiras é “o cenário ideal para este evento”, pela multiculturalidade presente e pela inovação e tecnologia associadas.

29 jun 2022
  • investir
  • ciência e inovação
Isaltino Morais na abertura do Programa de Estudos Avançados sobre o Espaço

A cerimónia de abertura do Space Studies Program (SSP), o programa avançado de Estudos Espaciais promovido pela International Space University, decorreu no passado dia 27 de junho, no Taguspark, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e do Vereador Pedro Patacho. Participaram ainda na cerimónia o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, a Presidente da International Space University, Pascale Ehrenfreund, e o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço.

Oeiras foi o Município escolhido para receber a turma da edição de 2022 deste programa, e vai acolher, ao longo das próximas nove semanas, os seus 107 participantes, vindos de 37 países.

Os alunos deste programa terão a oportunidade de visitar mais de uma dezena de empresas, institutos de investigação e universidades portugueses, e de participar em meia centena de masterclasses, 200 seminários interativos e palestras com especialistas nacionais e internacionais.
 


 

Para Isaltino Morais, Oeiras é “o cenário ideal para este evento”, pela multiculturalidade presente e pela inovação e tecnologia associadas: “Oferecemos um conjunto de condições únicas para apoiar empreendedores, atrair empresas e promover o desenvolvimento de projetos empresariais nas áreas científica e espacial”.

Hugo Costa, diretor-executivo da Agência Espacial Portuguesa, refere que organizar o SSP em Portugal tem “extrema importância”, porque “os participantes, em conjunto, vão contribuir para este momento de mudança que estamos a viver no setor espacial português.” 

Também o presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, sublinhou a importância do Técnico no desenvolvimento tecnológico e dinâmica empresarial, sublinhando o curso de Engenharia Aeroespacial que recebe hoje os melhores alunos do país.
 


 

A oferta educativa do curso debruça-se sobre vários assuntos ligados ao espaço, sem se cingir à tecnologia e à engenharia, incluindo também as Humanidades, as Artes, a Medicina, o Direito e o Ambiente. 

Por esse motivo, Ricardo Conde, presidente da Agência Espacial Portuguesa destacou, no seu discurso, que esta edição do SSP “irá contribuir para uma compreensão profunda sobre como as ciências espaciais podem ajudar a enfrentar os principais desafios sociais atuais”, particularmente no que diz respeito às “alterações climáticas e à sustentabilidade da biodiversidade do nosso planeta e, no final, à nossa própria existência”. 

A iniciativa é desenvolvida pela Portugal Space, com o Instituto Superior Técnico e o apoio do Município de Oeiras.