Oeiras acolhe o 17º Congresso Nacional de Medicina Desportiva
Especialistas nacionais e internacionais debateram a importância de uma abordagem multidisciplinar no apoio à prática desportiva.

O Templo da Poesia foi palco do 17º Congresso Nacional de Medicina Desportiva que decorreu, entre 23 e 25 de outubro, em Oeiras. O evento, promovido pela Sociedade Portuguesa de Medicina Desportiva (SPMD) e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, reuniu profissionais, investigadores e dirigentes desportivos para discutir as mais recentes abordagens à área da medicina desportiva.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador Pedro Patacho, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Sob o tema ‘Desporto, Exercício e Saúde’, o congresso apresentou uma programação diversificada que incluiu conferências, simpósios, mesas-redondas e workshops dedicados a temas como traumatologia e reabilitação, fisiologia do esforço, exames médico-desportivos e prevenção de lesões.

O encontro reuniu também representantes de clubes, federações e entidades ligadas à promoção da saúde, proporcionando um espaço privilegiado para a partilha de conhecimento, atualização científica e troca de experiências entre profissionais de diferentes áreas.

Com uma participação significativa e um debate alargado sobre o papel da medicina no desempenho e bem-estar dos atletas, o 17º Congresso Nacional de Medicina Desportiva reforçou a importância de uma abordagem multidisciplinar no apoio à prática desportiva em Portugal.