
O Município de Oeiras homenageia os milhares de presos políticos da Prisão de Caxias com um painel da autoria da artista Graça Morais que evoca a resistência e a luta pela liberdade durante o Estado Novo. A obra surge de um convite do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e evoca não só a memória dos presos políticos, mas também os princípios e valores pelos quais estes lutaram.
A apresentação pública da obra realizou-se a 29 de janeiro, no Palácio Anjos, em Algés, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, do executivo municipal e de numerosos amigos e admiradores da artista. Isaltino Morais incitou o público a observar a obra com atenção para poder apreender as emoções fortes que esta transmite, designadamente a dor e o sofrimento de tantas pessoas reprimidas pela ditadura.

Graça Morais descreveu as figuras de carácter abstrato como representantes do sofrimento humano, em particular uma figura a vermelho que simboliza a capacidade de resistência e luta dos portugueses.
A reprodução do painel, atualmente exposto no Palácio Anjos, encontra-se em execução numa fábrica de azulejo português, terá 6 por 20 metros e a sua instalação, em data a anunciar, encontra-se prevista para as imediações do Estabelecimento Prisional de Caxias.

Quem não assistiu à apresentação pública em direto, pode ver o vídeo através do link
Não deixe de visitar, no Palácio Anjos, em Algés, os desenhos, os esboços e o processo criativo que conduziu à versão final do painel de homenagem aos presos políticos da Prisão de Caxias. A entrada é gratuita.
