Oeiras assinala Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama

O cancro da mama continua a ser uma das doenças com maior impacto na sociedade, constituindo o tipo de cancro mais comum entre as mulheres.

30 out 2025
  • viver
  • Apoio Social
  • Saúde

O Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama é assinalado hoje, 30 de outubro, data que integra a campanha 'Outubro Rosa', dedicada à consciencialização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença. A iniciativa pretende sensibilizar a população para uma patologia que afeta sobretudo as mulheres, promovendo o acesso à informação, à vigilância regular e aos rastreios.

Neste contexto, a Vereadora Teresa Bacelar esteve presente na sessão intitulada 'Vivência da Mulher com Cancro da Mama – redes no cuidar', promovida pela Associação Unidas para Vencer, que decorreu no Auditório da Nova Medical School (Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa). O encontro foi especialmente dedicado às mulheres com cancro da mama, destacando os valores da solidariedade, proximidade, humanização e resiliência, neste mês simbolicamente dedicado à causa.



A sessão teve como objetivo reforçar a integração dos cuidados oncológicos entre o hospital, os cuidados de saúde primários e os cuidados domiciliários, com impacto direto na qualidade de vida das doentes e na sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS).



O cancro da mama continua a ser uma das doenças com maior impacto na sociedade, constituindo o tipo de cancro mais comum entre as mulheres, excluindo o cancro da pele, e representando atualmente a principal causa de morte por cancro na mulher. O diagnóstico precoce, antes do aparecimento de sinais ou sintomas, aumenta significativamente a eficácia do tratamento e melhora o prognóstico da doença, reforçando a importância da vigilância e da prevenção.