Oeiras associa-se ao Projeto Internacional 'Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte'

Oeiras associa-se ao Projeto Internacional 'Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte'

02 dez 2019
  • Apoio Social
foto

O Município de Oeiras associa-se, ao Grupo Local 3 de Oeiras da Amnistia Internacional, ao projeto internacional Cidades pela Vida – Cidades Contra a Pena de Morte, no dia 30 de novembro, data da primeira abolição da pena capital.  A participação do Município oeirense passa pela iluminação do Pelourinho, com cor diferente da atual decorrente da época natalícia.

Este evento surgiu, pela primeira vez em 2002, por iniciativa da Comunidade de Santo Egídio, para assinalar o aniversário da primeira abolição da pena de morte da História, que ocorreu no Grão-Ducado da Toscana, em Itália, no dia 30 de novembro de 1786. Portugal foi o segundo estado moderno do Mundo a abolir a pena de morte.

Como um ato simbólico, a Comunidade Santo Egídio convida as cidades aderentes a iluminar um edifício/monumento público, celebrando deste modo a vida em oposição à pena de morte.

Uma forma singela e simbólica do Município associar-se ao esforço pela abolição da pena capital em todo o Mundo, afirmando a importância do respeito internacional pelo Direito à Vida e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.