
Para assinalar os 51 anos da Revolução dos Cravos, decorreram, no Concelho de Oeiras, três concertos de homenagem à música e à liberdade.
Na noite de 23 de abril, o Coro Comunitário subiu ao palco da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos, para apresentar o concerto ‘A Capela e o Povo’. Com um repertório baseado no cancioneiro revolucionário, o evento proporcionou um momento de partilha com a comunidade. A interpretação das canções carregadas de simbolismo fez a plateia reviver a luta pela liberdade e os valores democráticos conquistados há mais de meio século.
Na quinta-feira, 24 de abril, Camané subiu ao palco do Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide. O concerto, dedicado inteiramente ao repertório de José Mário Branco, constituiu uma homenagem sentida ao compositor. O fadista interpretou peças que José Mário Branco escreveu para a sua voz e, simultaneamente, explorou outras facetas da sua obra. O concerto, com novos arranjos e sonoridades, encantou os presentes pela intensidade das palavras de José Mário Branco entoadas oela poderosa voz do artista de "Sei de Um Rio".
O encerramento musical das celebrações decorreu, no dia 25 de abril, com o extraordinário concerto de Jorge Palma no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, acompanhado por uma banda de músicos de excelência, o artista revisitou alguns dos seus maiores sucessos como ‘Frágil’, ‘Encosta-te a mim’ e ‘Dá-me Lume’, entre tantos outros. A atuação vibrante e carregada de emoção reafirmou a sua ligação à liberdade e à irreverência poética que sempre marcaram a sua carreira.
Estes três concertos foram uma verdadeira festa da música em Oeiras, reforçando a importância que o Município confere à memória e ao legado da Revolução dos Cravos, no seu 51º aniversário.