Oeiras com nova ligação fluvial à margem sul 

A concretização da nova ligação resultou de uma articulação entre a TTSL, a Câmara Municipal de Oeiras, a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa.

10 jul 2026
  • Algés
  • viver
  • Mobilidade
  • União de Freguesia Algés, Linda-a-velha e Cruz Quebrada-Dafundo
isaltino morais a falar

O Concelho de Oeiras passa a contar com uma nova ligação fluvial à margem sul do Tejo, depois de a Transtejo Soflusa (TTSL) ter prolongado a carreira entre a Trafaria e Porto Brandão até Pedrouços/Algés. A nova ligação, que arrancou a 9 de julho, pretende reforçar as alternativas de transporte público entre as duas margens e facilitar o acesso a um dos principais polos de mobilidade da linha de Cascais.

A inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, assinalando o início de uma operação que será experimental durante seis meses.

A extensão da carreira coincide com o arranque do festival NOS Alive, que leva, até ao dia 11 de julho, milhares de pessoas ao Passeio Marítimo de Algés. 

A concretização da nova ligação resultou de uma articulação entre a TTSL, a Câmara Municipal de Oeiras, a Câmara Municipal de Lisboa e a Administração do Porto de Lisboa. A colaboração entre as várias entidades permitiu colocar em funcionamento o serviço num curto espaço de tempo, respondendo a uma necessidade identificada de reforço da oferta de transporte público.

Para o Município de Oeiras, esta nova ligação representa mais um passo na valorização da frente ribeirinha e na aposta em soluções de mobilidade mais sustentáveis, aproximando o concelho da margem sul e criando opções de deslocação para residentes e visitantes.

Durante os dias 9, 10 e 11 de julho, a TTSL disponibiliza horários especiais para responder ao aumento da procura associado ao NOS Alive, reforçando a ligação entre a Trafaria e Algés e contribuindo para uma maior capacidade de transporte num dos períodos de maior afluência à zona ribeirinha.

Mais informações: Transtejo Soflusa 

A partir do dia 13 de julho, a operação de transporte de passageiros Porto Brandão – Trafaria – Algés, realiza-se nos dias úteis, nos seguintes horários:

📍Partidas Porto Brandão
7h | 7h45 | 8h30 | 17h30 | 18h25

📍Passagem Trafaria
7h15 | 8h | 8h45 | 17h15 | 18h10 | 19h20

📍Partidas Algés
7h30 | 8h15 | 17h | 17h55| 19h05

Notas
Tarifário aplicável: Ligação fluvial Trafaria – Porto Brandão – Belém.
Modos de validação disponíveis em Algés: cartão bancário (contactless), cartão navegante (ocasional e frequente).
A ligação fluvial Trafaria – Porto Brandão – Belém é realizada, como habitual, de acordo com os horários em vigor.