Oeiras comemora Dia Internacional dos Museus

Oeiras comemora Dia Internacional dos Museus

18 mai 2016
  • Cultura
  • Comunicação

Lançado em 1977, pelo ICOM (Internacional Council of Museums) e celebrado em todo o mundo, no dia 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus dedica-se este ano ao tema Museus e Paisagens Culturais.

A Fábrica da Pólvora de Barcarena foi o cenário das comemorações do Dia Internacional dos Museus, que o Município de Oeiras realizou com um programa que decorrereu nos dias 17 e 21 de maio.

O dia 17 foi dedicado ao público adulto, decorrendo, às 11h00, uma visita guiada pelas Paisagens da Fábrica e, às 14H30, uma visita/caminhada pelas Paisagens de Barcarena. No dia 21, o programa começou com uma visita guiada ao Povoado Pré-histórico do Castro de Leceia, no Povoado Pré-histórico do Castro de Leceia, seguindo-se a atividade Conversas no Museu, sobre “As muitas faces de Santa Bárbara”, padroeira da Fábrica da Pólvora.

Durante a tarde decorreu também, nos jardins, a Oficina “A Fada do Fogo e os Piratas”, para famílias com crianças, a qual teve a paisagem da Fabrica da Pólvora como palco de muitas aventuras entre uma Fada e

alguns Piratas. Além de conhecer esta história, o público aprendeu a criar um fantoche.

No entanto, o dia 21 destacou-se, sobretudo, pela iniciativa “Noite dos Museus”, que contou com dois concertos de música, tendo como palco o Museu da Pólvora Negra: às 17h30, o Concerto “Sons Românticos”, por Solistas da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e à noite, a partir das 21H00, “Há Jazz no Museu”, pelo Trio MORF3MA.