O Município de Oeiras comemorou o Dia Mundial da Árvore (dia 21 de março) e a chegada da Primavera com a plantação de 1100 árvores e arbustos em espaços verdes localizados nas cinco freguesias e uniões de freguesia do concelho.
A ação decorreu entre as 9h30 e as 12h de dia 21 nos seguintes locais: União das Freguesias de Oeiras, Paço de Arcos e Caxias, no Parque Urbano da Terrugem, em Paço de Arcos; União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, no talude atrás da Rua Luís de Oliveira Magalhães e Rua Cesário Verde, em Queijas, e no talude junto à Av. Maria e Lurdes Pintassilgo, em Carnaxide; União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada – Dafundo, no talude atrás da Praceta Alfredo de Sousa, em Algés; Freguesia de Barcarena, no Parque Urbano de Cabanas; e na Freguesia de Porto Salvo, junto ao reservatório de Vila Fria (talude para a Variante 249-3).
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, participou nesta atividade, com passagem pelos seguintes locais:
- Rua Júlio Dantas (entre o n.º 10 e o 4A), Queijas
- Traseiras da Praceta Prof. Alfredo Sousa, em Algés
- Parque Urbano da Terrugem, em Paço de Arcos
Esta iniciativa surge no âmbito do Plano Municipal de Arborização, que tem como objetivo tornar o território mais verde, ecológico e sustentável, com a renovação da flora local. Em meio urbano, as árvores contribuem de forma inegável para a qualidade de vida e para o equilíbrio psicofisiológico dos cidadãos, desempenhando um papel social fundamental ao proporcionar locais privilegiados para o encontro, recreio e lazer.
Refira-se que Oeiras tem 770 hectares de área verde, o que corresponde a uma capitação de 43m/habitante. Entre os anos de 2018 e 2021 foram plantadas 7500 novas árvores, entre as quais 1200 foram em espaço urbano. Até 2025, prevê-se plantar cerca de 6 mil árvores por ano.