Oeiras em destaque no projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails

A autarquia participa ativamente nas celebrações do projeto europeu com ações centradas na arte, ciência e sustentabilidade.

25 jul 2025
  • viver
  • investir
  • Ambiente
  • ciência e inovação
  • Sustentabilidade
vista aérea sob o farol do bugio

O Município de Oeiras será um dos protagonistas das celebrações portuguesas do projeto europeu Bauhaus of the Seas Sails, que decorrem amanhã, 26 de julho, no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A entrada é gratuita.

As iniciativas em destaque resultam de residências artísticas desenvolvidas em Oeiras, com o apoio do Município, em parceria com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. O projeto contou ainda com a colaboração do Aquário Vasco da Gama, da Direção de Faróis, do projeto Oeiras Experimenta e do ITQB NOVA.

A participação de Oeiras insere-se no compromisso do Município com a promoção de práticas sustentáveis e inovadoras, que integrem arte, ciência e envolvimento comunitário.

Destaques da programação associada ao Piloto de Oeiras:

16h30 – Conversa “Paisagens Sonoras”
Com Francisca Rocha Gonçalves, Nandita Kumar e Raquel Castro
Uma reflexão sobre ecologias sonoras e paisagens sensoriais.

18h30 às 20h00 – “Boca do Estuário”
Degustação de um menu regenerativo da Chef Joana Duarte
Sabores inspirados nos ecossistemas do estuário do Tejo, que une Lisboa e Oeiras.
Local: Jardim Sul da Fundação Calouste Gulbenkian

20h00 – Performance “Rádio Bugio”
Por Diana Policarpo e Bernardo Gaeiras
Uma experiência sonora e performativa com inspiração marítima.

Consulte a programação completa no site da Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre o projeto:
O Bauhaus of the Seas Sails é um projeto europeu interdisciplinar, intergeracional e interespécie que visa responder a desafios sociais e ambientais, através da ligação entre ciência, arte, comunidades e sustentabilidade. Focado em reimaginar a relação das cidades costeiras e ribeirinhas com os seus ecossistemas aquáticos, o projeto promove ações de sensibilização e envolvimento ativo dos cidadãos.
Em Portugal, o consórcio europeu é representado por Oeiras e Lisboa a que se junta Malmö, Veneza, Génova, , Hamburgo e Roterdão

Projeto:


 

Apoio:

 

Parceiros: