Oeiras Experimenta une ciência e gastronomia em iniciativa aberta à comunidade
A iniciativa destacou-se como um momento de valorização da ciência cidadã aberta e inclusiva, celebrando as conquistas alcançadas ao longo do último ano

O Mercado de Oeiras acolheu, no dia 29 de novembro, uma iniciativa do projeto Oeiras Experimenta que assinalou a participação do projeto no Programa Europeu IMPETUS – Acelerador de Ciência Cidadã, promovido pela União Europeia, reunindo comunidade, parceiros locais e cientistas cidadãos numa celebração de partilha e conhecimento.
O piso superior do Mercado de Oeiras transformou-se num espaço vibrante de ciência, cultura e gastronomia para receber os visitantes. Logo à entrada, écrans exibiam vídeos do projeto, incluindo as músicas cocriadas com as Batucadeiras Voz de Cultura e com os jovens do Centro Educativo Padre António Oliveira (CEPAO). As crianças eram convidadas a desenhar e a pintar ilustrações relacionadas com agricultura sustentável e culturas resilientes enquanto os restantes visitantes podiam deixar mensagens de participação.
O ambiente acolhedor atraiu tanto quem veio especificamente para celebrar o Oeiras Experimenta como aqueles que, ao visitar o mercado, decidiram juntar-se espontaneamente à iniciativa. O espaço promovia o convívio entre participantes e visitantes que conversavam e partilhavam experiências enquanto exploravam as sementes das culturas de cereais e leguminosas climaticamente resilientes, estudadas no projeto científico e apresentadas em vários formatos, nomeadamente nos diversos materiais criados como o 'Livro de Receitas Sustentáveis' e as Infografias sobre os resultados científicos alcançados.
Animada pela exposição fotográfica 'Retratos do Oeiras Experimenta' que narrra os bastidores do Oeiras Experimenta, a Mesa Comunitária constituiu um dos pontos altos do encontro ao fundir ciência à gastronomia. Os cientistas cidadãos prepararam as receitas que criaram com chícharo, sorgo e millet, entre outras culturas estudadas no projeto, possibilitando aos participantes provar as iguarias que integram o 'Livro de Receitas Sustentáveis'.
Numa mesa comprida, cientistas e as equipas do projeto Oeiras Experimenta, do ITQB NOVA e do Município de Oeiras, bem como os visitantes interessados provaram as receitas e almoçaram à vez, num animado rodopio de cadeiras e conversas, sem faltar a já tradicional chicharada, confeccionada pelo restaurante Chá da Barra, um dos parceiros do projeto.
Mais do que uma mostra de resultados, a iniciativa destacou-se como um momento de valorização da ciência cidadã aberta e inclusiva, celebrando as conquistas alcançadas ao longo do último ano. O projeto reforçou ainda o compromisso com a inclusão social, através da criatividade coletiva e da força da comunidade, demonstrando que a ciência cidadã pode ser inclusiva, saborosa e transformadora.
Sobre o projeto: O Oeiras Experimenta é um projeto de ciência cidadã que dinamiza um laboratório vivo na Quinta de Cima do Marquês de Pombal, em Oeiras, e conta com a participação ativa de cidadãos. A iniciativa é promovida pelo Programa Ciência + Cidadã, através de uma parceria entre o ITQB NOVA e o Município de Oeiras.
Junte-se a Nós! Venha visitar o terreno do Oeiras Experimenta na Quinta do Marquês de Pombal e colaborar nos projetos de investigação em curso. Faça parte da nossa comunidade de cientistas cidadãos, enviando-nos um e-mail. A ciência é de todos – participe!
Email: oeirasexperimenta@itqb.unl.pt
Instagram: @cienciamaiscidadaprograma
Facebook: Programa Ciência + CIidadã
Descubra o Oeiras Experimenta no programa 90 Segundos de Ciência
