Oeiras Ignição Gerador

Oeiras Ignição Gerador

O festival Oeiras Ignição Gerador, está de volta para uma segunda edição.

20/05/2021 a 22/05/2021

Online

Variável

20 de Maio de 2021

Oeiras Ignição Gerador, um festival que surge de uma parceria entre a Câmara de Oeiras e o Gerador, está de volta para uma segunda edição. 

Este é um festival online, realiza-se entre os dias 20 e 22 de maio e junta vários autores nacionais e internacionais para responderem à pergunta “Há uma nova oportunidade para a cultura agora?”. 


O Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, realiza online, nos próximos dias 20 a 22 de maio, o festival Oeiras Ignição Gerador. Este é um evento que desafia um conjunto de autores nacionais e internacionais a refletir sobre as novas oportunidades que existem para a cultura no pós-pandemia, feito em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, município candidato à capital europeia da cultura em 2027

O festival, que será transmitido no site do Gerador (www.gerador.eu), terá três palcos virtuais: o Palco Ignição, palco principal que recebe conversas temáticas, entrevistas e masterclasses; o Palco Gerador, com concertos e performances; e o Palco Oeiras 27, dedicado ao município de Oeiras com uma programação que conta com artistas e entidades locais.

O festival abre a 20 de maio com o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e será preenchido com debates sobre o momento que o setor cultural atravessa. Este dia conta com a presença de personalidades como Jorge Barreto Xavier, Afonso Cruz, Nuno Centeno, Emília Ferreira, Beatriz Gomes Dias, José María Lassalle, anterior Secretário de Estado da Cultura em Espanha, Joana Carneiro ou Martim Sousa Tavares. 

Ao longo dos três dias existirão entrevistas temáticas com referências da cultura como “A literatura depois da pandemia”, com Gonçalo M. Tavares; “Que novos caminhos para a arte?”, com John Romão ou “Os desafios da diversidade na cultura” com Welket Bungué. 

São ainda de destacar as masterclasses já anunciadas, nomeadamente, “A economia cultural”, com o famoso investigador e economista australiano David Throsby e “A importância da cultura nos territórios em conflito”, pelo ex-Diretor da Cultura e da Herança Nacional e Cultural do Conselho Europeu e autor do famoso “The Palmer Report”, Robert Palmer.

O Palco Gerador recebe, a cada final de dia, concertos e performances, e o Palco Oeiras 27 recebe ainda conversas dedicadas a temas como poesia, património, indústrias criativas ou cultura popular e encontros com grupos culturais do município. 


Os bilhetes para o festival Oeiras Ignição Gerador já estão à venda no site do Gerador (www.gerador.eu). É possível comprar um passe para todos os dias a 9 euros (preço geral) ou a 3 euros, um preço especial para Sócios Gerador e moradores do município de Oeiras. 
 

 

 

Precisa de ajuda? chatBotLogo