Oeiras inaugura Centro Cultural em Barcarena

No edifício da antiga Cooperativa de Consumo da Fábrica da Pólvora

02 set 2025
  • Barcarena
  • viver
  • obras municipais
  • Barcarena
Centro Cultural em Barcarena

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, preside, no dia 5 de setembro, pelas 10h30, à cerimónia de inauguração do Centro Cultural e Biblioteca de Barcarena, localizado no antigo edifício da Cooperativa de Responsabilidade Limitada – Sociedade de Crédito e Consumo do Pessoal da Fábrica da Pólvora de Barcarena, adquirido pela autarquia em 1989 e que, reabilitado, assume mais uma vez um serviço de grande valor à comunidade.

Foram mantidas algumas características originais do edifício da Cooperativa e adotada uma linguagem moderna e contemporânea na reabilitação, assente num conceito de equipamento cultural de bairro que inclui uma zona de acolhimento, biblioteca, espaço infantil, cafetaria e sala multifunções com cobertura em terraço ajardinado. Os acessos apresentam-se por escada e elevador panorâmico. 

O imóvel, localizado junto à encosta entre a Igreja de S. Pedro e o vale da Ribeira, assume a valência de um laboratório de projetos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), destinado a todas as idades, e que será dinamizado em parceria com uma instituição que já colabora com as escolas do Município, apresentando ainda um auditório para acolher iniciativas próprias e da comunidade.

O novo equipamento cultural de Barcarena representa um investimento de 2.864.000,00€ (dois milhões oitocentos e sessenta e quatro mil euros) do Município de Oeiras e traduz a aposta da autarquia no desenvolvimento do conhecimento e da cultura no concelho.