Município de Oeiras lamenta o falecimento de Álvaro Laborinho Lúcio

Laborinho Lúcio foi uma figura de referência da vida pública e do pensamento jurídico em Portugal e deixa um legado de integridade, de serviço à Justiça e à Cidadania,

23 out 2025
  • viver
fotografia de Laborinho Lúcio no Café com Letras

O Município de Oeiras manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento, no dia 23 de outubro, do Professor Doutor Álvaro Laborinho Lúcio, antigo Ministro da Justiça, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, pensador e escritor de inegável mérito.

Laborinho Lúcio foi uma figura de referência da vida pública e do pensamento jurídico em Portugal e deixa um legado de integridade, de serviço à Justiça e à Cidadania, bem como um vasto e valioso trabalho de reflexão sobre as reformas e o futuro do setor.

Ao longo dos anos, Laborinho Lúcio honrou o concelho de Oeiras com a sua presença e participação ativa em diversas iniciativas. As suas intervenções em conferências sobre a proteção da criança e dos direitos humanos foram sempre marcadas por um profundo humanismo.

O Município de Oeiras reconhece a dimensão cívica e intelectual de Álvaro Laborinho Lúcio, bem como o seu contributo enriquecedor para o debate público e cultural no concelho. Neste momento de luto, o Município de Oeiras endereça as mais sentidas condolências à sua família e amigos, assim como a toda a comunidade jurídica e cultural que ele tão condignamente representou.  

O Presidente da Câmara de Oeiras
Isaltino Morais