Municípios de Oeiras, Lisboa e Amadora unidos em projeto de construção na Região Autónoma do Principe

Municípios de Oeiras, Lisboa e Amadora unidos em projeto de construção na Região Autónoma do Principe

Os Municípios de Oeiras, Lisboa e Amadora assinaram hoje um memorando que oficializa a intenção de construção do Liceu de Santo António, na Região Autónoma do Principe.

20 dez 2022
  • município
  • viver
  • Apoio Social
  • Cooperação e geminações
  • Freguesias

Os três Municípios oficializaram hoje, 20 de de dezembro, o financiamento da construção de um complexo educativo na Ilha do Príncipe. Na cerimónia de assinatura deste documento, todos, inclusive o Presidente do Governo Regional do Príncipe, Filipe Nascimento, ficaram a conhecer o projeto final que irá servir crianças e jovens, já em 2025.


Este complexo, o Liceu de Santo António, comportará um Polo Universitário, um Pólo Liceu, um Anfiteatro, um Polidesportivo, balneários e uma cantina. O equipamento será construído para suprir a necessidade de cerca de 500 alunos. A cantina conseguirá servir mais de 170 refeições em simultâneo e o Auditório terá 120 lugares. 


"Neste momento estão a participar da realização de um sonho para as crianças de Príncipe, que nos vai ajudar a atingir os nossos objetivos de uma educação sustentável, inclusiva e progressiva", referiu Filipe Nascimento. "Dirijo-me a vocês com palavras de emoção e agradecimento a todos os que caminharam connosco neste processo". ⁠


Da mesma ideia de cooperação partilhou, nas suas palavras, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, que referiu o quão notável é, "pela primeira vez, três Municípios se juntarem para construir um Liceu na Região Autónoma do Príncipe. É da ação destes Municípios, da conjugação dos seus esforços, que se vai construir este empreendimento".


O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, expressou a sua felicidade, referindo-se a este como um momento "de orgulho para todos os lisboetas que, com certeza se orgulham da construção deste Pólo Educacional em Príncipe. ⁠Este é um momento importante para a Câmara de Lisboa, bem como para Oeiras e Amadora".


Tradicionalmente Oeiras vem a intervencionar no setor social e económico da região: recorde-se que, no passado, já participou da recuperação de um Centro Cultural e de um Parque Infantil.⁠