Oeiras premiado no 20º Fórum Global sobre Assentamentos Humanos
Oeiras foi distinguido com o prémio ‘Global Innovation Award for Sustainable Development’, em reconhecimento das boas práticas e dos projetos de inovação urbana, ação climática e desenvolvimento sustentável promovidos no concelho.

O 20º Fórum Global sobre Assentamentos Humanos e Novas Cidades Sustentáveis (20th Global Forum on Human Settlements & New Sustainable Cities and Human Settlements Awards Ceremony -GFHS 2025) realizou-se em Genebra, nos dias 4 e 5 de novembro, reunindo mais de 300 participantes de mais de 40 países, entre representantes governamentais, organizações internacionais, académicos e especialistas.
A Vereadora Sílvia Breu participou, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, como oradora num dos painéis, dedicado ao tema ‘Nature-based solutions for livability and climate adaptation’ (soluções baseadas na natureza para a habitabilidade e adaptação às alterações climáticas), e recebeu o Prémio ‘Global Innovation Award for Sustainable Development’, que distinguiu o Município na Cerimónia de Entrega dos Prémios de Assentamentos Humanos Sustentáveis (GFHS 2025).

Este prémio destaca boas práticas e projetos exemplares de inovação urbana, ação climática e desenvolvimento sustentável, sublinhando o compromisso das cidades com um futuro mais resiliente e inclusivo. É já o segundo prémio atribuído a Oeiras por esta organização.
Considerado um dos mais importantes eventos internacionais dedicados às cidades sustentáveis e à ação climática, o Fórum teve como ponto alto a apresentação da Declaração de Genebra, documento orientador que estabelece uma referência global para o desenvolvimento urbano sustentável.

A edição de 2025 contou com mais de 100 candidaturas, das quais 36 foram finalistas e 19 distinguidas em diferentes categorias, numa cerimónia que reuniu altos representantes das Nações Unidas e de diversas organizações internacionais.
A participação de Oeiras reforça o compromisso do município com a sustentabilidade, a inovação e a cooperação internacional.
