Oeiras presente no CiberPerseu 2025

Oeiras mantém-se como o único município do país a participar ativamente neste exercício, reafirmando assim o seu compromisso com a preparação e a resiliência digital.

17 out 2025
  • viver
  • Segurança
militares e mais participantes do evento  a assistir à apresentação

O Município de Oeiras participou, pelo sexto ano consecutivo, no CiberPerseu 2025, o maior exercício nacional de ciberdefesa, organizado pelo Exército português. O exercício teve início na passada segunda-feira, dia 13 de outubro, no Regimento de Transmissões, no Porto.

Esta iniciativa contou com a participação de cerca de 900 elementos, provenientes de 45 entidades nacionais e 12 países estrangeiros. Entre os participantes estiveram entidades civis e militares, públicas e privadas, bem como forças de segurança, com o objetivo de treinar e testar respostas a ciberataques que possam comprometer sistemas e serviços essenciais à sociedade.

Oeiras mantém-se como o único município do país a participar ativamente neste exercício, reafirmando assim o seu compromisso com a preparação e a resiliência digital.

A edição de 2025 integrou cinco missões, duas reservadas exclusivamente a forças militares e três abertas à participação de entidades civis. Como em anos anteriores, o Município de Oeiras esteve presente nas três missões civis, ao lado de organizações dos setores público e privado, forças de segurança, operadores críticos e outras entidades com responsabilidades na área da cibersegurança.

◾ A participação do Município neste exercício permite:

▫ Testar e validar procedimentos internos;
▫ Testar procedimentos, reforçar a articulação com outras entidades e consolidar a capacidade de resposta a incidentes que possam afetar a continuidade dos serviços públicos e a proteção dos dados dos cidadãos.
▫ Reforçar a articulação com outras entidades envolvidas;
▫ Consolidar a capacidade de resposta a incidentes de cibersegurança, que possam afetar a continuidade dos serviços públicos e a proteção dos dados dos cidadãos.

Com esta participação, Oeiras consolida a sua posição de referência na área da cibersegurança.

 

📸 Exercito Portugal