Oeiras protagoniza documentário na SIC no dia 31 de agosto

O documentário dá a conhecer um prado de flores silvestres que ganha vida graças aos esforços de uma equipa dedicada à recuperação da biodiversidade urbana.

18 jul 2025
  • viver
  • Ambiente
  • Turismo
  • Sustentabilidade
homem no campo com uma rede nas mãos. banner do documentário silvestre

O documentário 'Silvestres',  que retrata o quotidiano rural do centro da vila de Oeiras, estreia no dia 31 de agosto, pelas 12h, na SIC.

Promovida pelo Município de Oeiras e realizada pela dupla Miguel Cortes Costa e Carolina Castro Almeida, a obra revela um projeto ambicioso, muito acarinhado pela autarquia e que tem como objetivo combater o declínio dos polinizadores:  a criação de um prado de flores silvestres na Quinta de Recreio do Marquês de Pombal. 

O documentário dá a conhecer um prado de flores silvestres que ganha vida graças aos esforços de uma equipa dedicada à recuperação da biodiversidade urbana. Os telespectadores vão poder assistir à captura de uma coruja que reside nas estruturas históricas da Quinta, bem como ao trabalho de um biólogo que desenvolve um vínculo especial com as abelhas silvestres, criando-as e protegendo-as em casa para as reintroduzir, posteriormente, no no novo prado. 

'Silvestres' pinta um retrato vívido de uma cidade moldada pelo legado da visão agrícola de Marquês de Pombal e pelo poder da ação coletiva, convidando à reflexão  sobre as vantagens e a urgência  de harmonizar o desenvolvimento urbano com o mundo natural.

Não perca!