Oeiras realiza conferência de antevisão à 'Semana do Impacto' dedicada ao voluntariado

A Semana do Impacto decorre até dia 24 de outubro

21 out 2024
  • viver
  • Apoio Social
Semana do Impacto

A conferência ‘Ecossistemas de Impacto – O Voluntariado como Modelo de Trabalho Colaborativo’ realizou-se nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, no auditório da AstraZeneca, em Queluz de Baixo. A conferência deu início à Semana do Impacto, uma iniciativa Oeiras Community Valley, que decorre até dia 24 de outubro, coorganizada entre o Município de Oeiras e a Leroy Merlin, e que contou ainda com a parceria da Astrazeneca e Ethical.

A Vereadora Teresa Bacelar fez parte da cerimónia de abertura, onde se debateram, entre outros temas, os desafios e oportunidades nas comunidades e o voluntariado como modelo de trabalho corporativo. O encerramento da conferência contou com a participação do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Francisco Rocha Gonçalves.

A Semana do Impacto será constituída por várias iniciativas que vão unir empresas e entidades locais em projetos de voluntariado. Em cada dia da semana, os cerca de 120 voluntários, colaboradores de 14 empresas parceiras do OCV, dedicar-se-ão a um tema diferente, entre eles a Saúde, a Habitação, a Educação e a Igualdade.

Serão realizadas 18 intervenções de voluntariado em mais de 14 instituições locais, abrangendo um leque de 30 respostas sociais distinto. 

Entre rastreios, sessões de capacitação profissional e de sensibilização para o público geral em áreas como a literacia financeira, Ambiente e Saúde, ações de apoio logístico nas Mercearias sociais e propostas com de cariz mais lúdico, as atividades de voluntariado delineadas para a Semana do Impacto, aproximarão as empresas às associações envolvidas e impactaram diretamente o quotidiano de mais de 350 munícipes. 

Destaque para a ação conjunta entre a Leroy Merlin, a Auchan e a Astrazeneca, no âmbito da requalificação de instalações na Casa do Parque, iniciativa para a qual se dedicarão durante o dia 22 de outubro, que tão bem clarifica os contornos de colaboração e conexão sinérgica de conhecimentos e motivações em prol de um bem comum, que tanto caracteriza a proposta de Ecossistemas de Impacto que o Município procura alcançar.