
Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, deu as boas-vindas aos participantes que estiveram presentes neste encontro dedicado ao diálogo entre agentes culturais e 18 municípios da AML, no domínio da cultura.
No seu discurso de abertura, Isaltino Morais destacou a importância do trabalho em conjunto, da colaboração e da partilha de conhecimentos para a contribuição de uma visão mais sólida da AML: “Parte da nossa missão só pode ser bem cumprida numa articulação intermunicipal regional e é essa articulação que, através da cultura, aqui estamos a valorizar”.
Sobre o papel de Oeiras na cultura, enquanto Município integrado na AML, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras assinalou a riqueza da diversidade cultural do Concelho.
Isaltino Morais concluiu a sua intervenção lançando um desafio aos restantes 17 municípios representados: comemorar, no próximo ano, os 50 anos do 25 de Abril através de uma programação cultural conjunta.
Na parte da tarde, seguiu-se a apresentação e assinatura da Carta de Intenções para a Cultura, um documento que celebra em 8 pontos “a liberdade de expressão, a democracia e o municipalismo”.
Sobre a Carta de Intenções assinada no âmbito desta conferência, Emanuel Costa, membro da Comissão Executiva da AML, explicou que os principais objetivos são "reforçar a Cultura em Rede na região e iniciar um processo aberto com participação alargada e de diálogo entre os municípios e todos os agentes culturais que fazem e promovem Cultura."
A conferência, que aconteceu ao longo do dia, contou com quatro painéis temáticos, que decorreram em simultâneo, nos quais foram discutidas as ligações da Cultura com a Educação, com o Turismo, com o Património, e com as Artes.
Para saber mais, consulte sobre a Cultura em Rede- AML.