Ciência, talento e colaboração marcaram o Space Apps Challenge 2025 em Oeiras
Durante 48 horas, estudantes, cientistas, engenheiros e entusiastas do espaço trabalharam em conjunto, explorando os dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras com impacto global.

Oeiras voltou a acolher a edição portuguesa do NASA International Space Apps Challenge, um evento organizado pela Atlântica – Instituto Universitário em parceria com o Município de Oeiras.
Sob o tema ‘Learn, Launch, Lead’, esta maratona mundial dedicada à ciência e ao espaço reuniu, nos dias 4 e 5 de outubro, mais de 85 participantes de 8 nacionalidades, distribuídos por 17 equipas, nas instalações da Atlântica, em Barcarena.
Durante 48 horas, estudantes, cientistas, engenheiros e entusiastas do espaço trabalharam em conjunto, explorando os dados abertos da NASA para criar soluções inovadoras com impacto global. Entre as propostas apresentadas destacaram-se aplicações digitais, modelos de design e arquitetura espacial, ferramentas educativas e até livros infantis de literacia científica, iniciativas que visam aproximar a sociedade da ciência e da investigação espacial.
O evento contou com 13 mentores especializados, sessões técnicas e momentos de networking, terminando com as apresentações públicas dos projetos.
A edição de 2025 destacou-se pela grande participação de equipas de todo o país e pela presença de equipas internacionais, vindas de Itália e da Bósnia.
Entre os 17 projetos apresentados, cinco equipas destacaram-se pela criatividade, pelo rigor técnico, pelo potencial de impacto e pela qualidade com que apresentaram as suas propostas.
O júri, formado por oito especialistas em tecnologia, engenharia e comunicação, atribuiu o primeiro lugar à equipa ReSpire, composta por três jovens portugueses estudantes de engenharia, que apresentaram uma proposta inovadora na área da reciclagem. O segundo lugar foi conquistado pela equipa Sky Squad, e o terceiro por The Best Shark Tanks. As menções honrosas foram atribuídas às equipas LunarECHO (4º lugar) e AeroBuilders (5º lugar), destacadas pela qualidade e originalidade das suas soluções.
O projeto vencedor representará Portugal na fase global da competição, onde irá competir com as equipas vencedoras de outros países.
O Space Apps Challenge oferece aos jovens participantes a oportunidade de se superarem num ambiente que combina competição e colaboração, onde o verdadeiro prémio é o crescimento pessoal e profissional.
Ao participar nesta iniciativa global, que decorre em mais de 400 cidades, Oeiras reafirma o seu compromisso com o conhecimento, a inovação e o envolvimento da comunidade em projetos de dimensão internacional, reforçando os objetivos da sua Estratégia Municipal de Ciência e Inovação.
Mais informações no link.