Os Dias do Livro
Três dias para descobrir novas obras, refletir e celebrar os livros, na Livraria Municipal Verney.
06/02/2026 a 08/02/2026
Livraria Municipal Verney
Gratuito

A Livraria Municipal Verney abre portas, nos dias 6, 7 a 8 de fevereiro, a encontros imperdíveis entre leitores e autores no evento 'Os Dias do Livro'. Os interessados vão poder assistir a apresentações de livros para todas as idades e com histórias que viajam no tempo, contos com consciência ambiental, poesia, crónicas de viagem e muito mais. Serão três dias para descobrir novas obras, refletir, celebrar os livros e o prazer da leitura.
▶️ 6 fevereiro
18h30 | ‘Rota do passado’ de Joel Perpétuo
Quando um relógio misterioso é encontrado em 2024, quatro protagonistas improváveis são projetados para uma rota de viagens temporais. Do silêncio do século IX à Lisboa devastada pelo Terramoto de 1755, até às sombras de um futuro distópico, os quatro defrontam-se com personagens e decisões que moldaram o destino de Portugal.
▶️ 7 fevereiro
11h (Infantil) | ‘Alfie, o conquistador’ de Marta Santos
A verdade é que ninguém nos ensina a ser humanos. Nascemos com toda a essência mas, durante o nosso caminho, esta parece que nos vai escorregando pelas mãos e, quando as fechamos, já lá não está. Seres como o Alfie, fiel companheiro de quatro patas, ensinam-nos a não perder a esperança, a ter força, fé e a amar incondicionalmente.
14h30 | ‘Histórias com vida’ de Ana Bela Baptista da Silva
A defesa da vida na terra implica a preservação da biodiversidade, a redução do impacto ambiental e a promoção da sustentabilidade. Contudo, para além daquilo que todos sabemos, acredito que, desde o início da vida de cada ser humano, o desenvolvimento da capacidade de escuta e de empatia é essencial para o desenvolvimento do amor e do respeito pela vida no nosso planeta. Este pequeno Livro integra oito pequeninos contos.
Com a presença da autora e de Luís Souta, Clementino Amaro, bem como de Teresa de Matos.
16h | ‘Ruídos corroídos - Ecos de tesouros perdidos’ de Gastão Brito Silva
Faça uma viagem pela nossa história e pelo nosso território em várias épocas e tipologias.
Revelam-se, nesta obra, algumas curiosas e interessantes histórias, impregnadas nas pedras e nas longínquas memórias destas abandonadas moradas. Também aqui se propõem, se dissertam e se expõem algumas visões e soluções para alavancar o potencial económico, social e cultural de Portugal.
17h30 | ‘Crónicas de viagens- Desejo-te vida’ de Ana Bela Dinis
Numa viagem que cruza fronteiras geográficas e emocionais, a autora convida-nos a descobrir o mundo e o ser humano em toda a sua complexidade. Em 'Desejo-te Vida – Crónicas de Viagens', lugares distantes como a Índia, o Tibete, a Ucrânia ou o Afeganistão não são apenas destinos turísticos mas cenários vivos de encontros, aprendizagens e reflexões.
Com a presença da autora e de António Major.
▶️ 8 fevereiro
11h | ‘Passageiros dos meus olhos’ de Ana Abel
Dentro destas páginas está todo um quotidiano de ontem e de hoje que nos fala de amizade, de companheirismo, de amor e sedução, bem como de gente viva que cruza a nossa vida. Este livro também denuncia guerras e injustiças, gritos que ninguém ouve, mas é também sobre a miséria e a grandeza do ser humano.
14h30 | ‘Metamorfoses do sentir’ de Edna Silva
Uma viagem poética pela complexidade das emoções humanas. Cada poema é um espelho que reflete amor e dor, desejo e esperança, silêncio e recomeço. Entre ilusões e certezas, paixões intensas e reflexões silenciosas, a autora explora a constante transformação do eu interior, revelando a beleza e a fragilidade do sentir. Esta coletânea é um convite para mergulhar nas metamorfoses da alma, onde cada instante vivido se torna poesia e cada emoção, descoberta.
ℹ️ Informações: livraria.verney@oeiras.pt | 21 440 83 29
Para efeitos do disposto nos artigos 13.º e 14.º do Regulamento da União Europeia 2016/679, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, conjugado com o disposto no artigo n.º 2 do artigo 79.º do Código Civil, informa-se que o presente evento decorrerá publicamente podendo ser recolhidas imagens fotográficas e de vídeo que envolvam os participantes, individualmente ou em grupo, com vista a divulgar nos canais de comunicação institucionais, redes sociais e órgãos da comunicação social, para fins informativos, bem como para eventual utilização dentro do registo dos eventos e para efeitos de arquivo.