Palacete de Santa Sofia classificado como Monumento de Interesse Publico

Palacete de Santa Sofia classificado como Monumento de Interesse Público

A classificação MIP deste palacete localizado na Rua Sacadura Cabral, 78, Cruz Quebrada, União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, no concelho de Oeiras, é extensível ao jardim e ao património móvel integrado.

15 mai 2024
  • Património
Palacete de Santa Sofia

O Palacete de Santa Sofia, em Linda-a-Velha, foi classificado como Monumento de Interesse Público (MIP). A classificação MIP deste palacete localizado na Rua Sacadura Cabral, 78, Cruz Quebrada, União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada-Dafundo, no concelho de Oeiras, é extensível ao jardim e ao património móvel integrado.

A decisão da Direção-Geral do Património Cultural foi publicada em Diário da República, a 6 de maio de 2024, na 2.ª série n.º 87, sob o Anúncio n.º 95/2024 .

O processo pode ser consultado na página eletrónica do Património Cultural, I.P. no link

O Palacete de Santa Sofia, de construção de finais do Século XIX, é um projeto de autoria do Arquiteto José Luís Monteiro (1848-1942). É um exemplar de arquitetura romântica com frisos de azulejo sobre as janelas e diversos elementos em ferro forjado, rematado por cúpulas mouriscas.

Do tipo ‘chalet’, o palacete está implantado na encosta da margem esquerda da ribeira do Jamor, elevado face à Rua Sacadura Cabral e à Estrada da Costa.